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Após termino da greve, as filas em bancos geram reclamações

Clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica relataram que tiveram de esperar mais de uma hora por atendimento

As agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal do Centro registraram muitas filas ontem. A greve de 21 dias dos bancários fez com que a demanda de atendimentos mais do que dobrasse, o que causou muita demora e reclamações.

Clientes da Caixa relataram que tiveram de esperar mais de uma hora na fila. Miguel Chavez da Rosa, servidor público, foi até a agência por volta de 13 horas de ontem para tratar de benefícios trabalhistas e diz que foi atendido após às 14 horas. “Está muito ruim, demorou mais de uma hora”, disse logo após sair do banco.

Assim como ele, Ivone Krieger foi até a agência, mas se espantou com a fila – que tomou toda a área do autoatendimento – e resolveu voltar para casa. “Está muito cheio, sem condições de esperar”, disse a senhora, que pretende voltar hoje ao banco. Uma outra cliente, sem se identificar, reclamou que teve de esperar 1h30 para ser atendido.

Havia muitas pessoas insatisfeitas na fila de triagem que fica antes das portas giratórias, onde são entregues as senhas. Segundo o gerente da Caixa, Ademir Luiz Scanagata, foi montado um esquema especial de trabalho para tentar normalizar a situação. “Os serviços internos estão sendo feitos em outros horários que não o de atendimento para ter mais pessoas atendendo”, explica. Scanagata afirma que a maioria das pessoas que estavam na fila ontem e terça-feira queriam atendimento para benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-desemprego e o PIS/Pasep.

Ele diz que esta demanda reprimida poderia ser ainda maior se alguns casos não tivessem sido resolvidos ainda durante a paralisação. Clientes que procuraram a Caixa durante a greve com problemas no seguro desemprego e outros serviços foram atendidos, apesar da paralisação. O gerente acredita que até amanhã os atendimentos represados serão normalizados.

A reportagem também registrou grandes filas no Banco do Brasil da avenida das Comunidades. A espera de alguns clientes chegou a 1h20, segundo relatos. Os servidores da instituição também entraram em greve junto com os da Caixa.

Bom senso

O diretor geral do Procon de Brusque, Dantes Krieger Filho, diz que o bom senso deve prevalecer neste momento. Ele afirma que é esperado que haja filas nos bancos que estavam em greve. O diretor diz que não recebeu reclamações contra os dois bancos ontem. Na opinião dele, as pessoas se estressam com a demora, mas, geralmente, preferem não se incomodar indo até o órgão fazer uma queixa. Krieger Filho afirma que o Procon irá verificar os relatos de demora excessiva na Caixa e no Banco do Brasil.


Cartão Cidadão

O gerente da Caixa diz que os benefícios são pagos no Cartão Cidadão, e muitas pessoas não o mantêm atualizado. Ele recomenda que os trabalhadores mantenham o cartão ativo para evitar transtornos tanto em dias normais quanto durante greves.