Após três anos, volta a crescer número de acidentes na rodovia Ivo Silveira em 2021; veja dados

Levantamento analisou os dados da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina dos últimos 10 anos

Após três anos, volta a crescer número de acidentes na rodovia Ivo Silveira em 2021; veja dados

Levantamento analisou os dados da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina dos últimos 10 anos

Os números de acidentes na rodovia Ivo Silveira voltaram a crescer em 2021 após três anos de quedas. Ao todo foram 87 ocorrências, sendo três delas com mortes. É o que aponta o levantamento com os dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Além disso, os números também mostram que nos últimos 10 anos, a via que conecta Brusque e Gaspar registrou mais de 1 mil acidentes com 638 vítimas envolvidas. Neste período, 26 pessoas perderam a vida na rodovia, resultado de 24 acidentes com óbitos.

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Em 2018, o trecho contabilizou 89 colisões, número que caiu para 64 no ano seguinte e 57 em 2020. Em contrapartida, o número de acidentes com óbitos aumentou neste período, sendo um em 2018, dois em 2019 e três em 2020. Além disso, as mortes, que desde 2016 eram registradas apenas duas por ano, aumentaram para três a partir de 2020.

Rodovia Antônio Heil

No mesmo período, a rodovia Antônio Heil registrou 70 óbitos em 61 acidentes com mortes. Ao todo, nesses 10 anos foram contabilizados 1,7 mil acidentes no trecho que liga Brusque a Itajaí.

Desde 2017, o trecho não registra mais de 200 acidentes por ano. O destaque foi para 2020 com apenas 96 ocorrências. Já no ano passado, o número subiu para 112, com apenas três mortes, o menor número de vidas perdidas desde 2016, com dois óbitos.

A duplicação foi entregue em 2020 e desde então o número de acidentes com mortes e de óbitos na rodovia apresenta queda.

Segurança viária

Para o 1º Tenente PM Leonardo Pires Oliveira, comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMR), o trânsito seguro depende da coexistência de três fatores: engenharia – com vias e veículos adequados e seguros; esforço legal – atividade legislativa e fiscalizadora; e a educação – com a propagação do trânsito seguro e a conduta adequada dos motoristas.

“A duplicação de um trecho rodoviário, aliado aos demais fatores, tem influência na segurança viária e na redução de acidentes, em especial na gravidade destes, pois reduz, a praticamente zero, a possibilidade da ocorrência de um tipo de sinistro de trânsito responsável por grande parte dos acidentes graves: colisão frontal”, avalia.

Fatores

Segundo o tenente, os acidentes são mais frequentes pelo excesso de velocidade desrespeito a sinalização, embriaguez ao volante e ultrapassagens perigosas. A exceção são para as ultrapassagens, “uma vez que por questões conceituais estas só ocorrem em rodovias de pista simples e sentido duplo”.

Ele ainda pontua que esses fatores estão presentes em grande parte dos acidentes de trânsito, independentemente do trecho rodoviário ser duplicado ou não. “Denotam o principal fator motivador de sinistros de trânsito: a conduta irregular e irresponsável do condutor”.

O comandante ainda acrescenta que a falta de manutenção nas estradas é um ponto que pode influenciar na ocorrência de acidentes. “No entanto, há que se reforçar que o principal motivador ainda assim é a conduta daqueles que trafegam pela via”, finaliza.


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