Aquecimento Global existe mesmo?
O debate sobre o Aquecimento Global coloca em xeque tanto a existência desse fenômeno quanto a real participação do homem em sua ocorrência.
É verdade que o Aquecimento Global, durante os últimos anos, foi um dos temas mais debatidos tanto na comunidade científica internacional quanto em outros espaços da sociedade, como a imprensa e a internet. Até bem pouco tempo, considerava-se como consenso a perspectiva de que a Terra estaria aquecendo em uma velocidade cada vez mais acelerada em função das atividades humanas. No entanto, atualmente, as contestações chamadas de “céticas” vêm se tornando cada vez mais conhecidas.
Assim, diante de um verdadeiro mar de afirmações e contestações, é possível sintetizar três posições principais, a saber:
- Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;
- Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;
- Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.
Se me perguntarem portanto, qual a minha opinião a respeito deste tema polêmico, de forma imediata respondo: ”Aquecimento Global não existe”. O que se observa na verdade, são ”CICLOS” naturais existentes em nosso planeta, que desta forma, vem de tempos em tempos mudar o panorama climático no mundo. Esta é minha humilde opinião que por sinal é seguida pelo meu amigo Ronaldo Coutinho, do Climaterra. Segundo Coutinho, estes ciclos, dependendo da caraterística, podem ocorrer num intervalo curto de tempo, a cada 10/20 ou 30 anos e outros a cada 100 ou até 500 anos entre um e outro.
Sei que existem argumentos tanto da parte de quem acredita bem como dos que não sustentam esta teoria, que é meu caso. Não quero portanto, me aprofundar neste tema buscando teorias ou fatos que venham justificar esta minha posição em relação a este assunto, pois como disse anteriormente, é apenas uma opinião particular minha, tendo como base, pesquisas na Internet e a observação constante do nosso clima, em especial de nossa região aqui de Brusque.