X
X

Buscar

Área Azul de Brusque teve prejuízo de mais de R$ 100 mil de janeiro até agosto de 2020

Fabrício Zen, presidente da CDL de Brusque, diz que expectativa é equilíbrio das contas

A Área Azul deu prejuízo de R$ 100.908,30 para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque de janeiro até agosto deste ano. O equilíbrio das contas era um dos objetivos da entidade para 2020, já que em 2019 o prejuízo foi de mais de R$ 147 mil. Parte do déficit no ano passado refere-se ao investimento de quase R$ 70 mil na digitalização do serviço.

O presidente da CDL de Brusque, Fabrício Zen, diz que além da interferência da pandemia, o que influencia são os valores cobrados. O valor de R$ 1 a hora é praticamente o mesmo desde o início do serviço, na década de 90.

“A entidade sempre resolveu segurar os reajustes para promover uma rotatividade com baixo custo, porém com os investimentos tecnológicos e aumento das ruas acabaram por aumentar o custo fico da entidade e um futuro reajuste será necessário”.

Desde que o aplicativo entrou em funcionamento, o mês de fevereiro deste ano apresentou o melhor cenário, apesar dos poucos mais de R$ 3 mil negativos.

“Todos os colaboradores estavam trabalhando e a receita ficou próxima dos R$ 40 mil, que é um ponto de equilíbrio para as finanças do sistema. Agosto também ficou bem próximo e acreditamos que é assim que deverá ficar nos próximos meses se continuarmos na normalidade operacional”, avalia Zen.

Pandemia

Durante a pandemia, o serviço ficou aproximadamente 45 dias parado. A suspensão aconteceu em abril e os trabalhos retornaram em maio. Além do período de suspensão, devido à pandemia havia baixo índice de veículos nas áreas centrais, o que diminuiu a receita do serviço.

Zen esclarece que entre março e abril foram concedidas férias, o que onerou a folha de abril. Na metade de abril para maio, contratos foram suspensos e os salários de abril foram pagos proporcionais em maio, e, consequentemente, os salários de maio foram pagos proporcionais em junho.

“Tivemos apenas uma demissão no mês de julho, não resultado da pandemia, voltando à normalidade em agosto”.

Maio e junho foram os únicos meses que registraram saldo positivo em 2020.

“Foi uma consequência dos meses de março e abril, onde nossos colaboradores pegaram férias e depois tiveram os contratos suspensos. Também utilizamos outras soluções para reduzir os custos e investimentos ao máximo para mantermos os empregos visando voltar aos trabalhos assim que possível”, diz o presidente da CDL.

A maioria dos colaboradores foram suspensos por 30 dias e alguns que pertenciam ao grupo de risco foram por 60 dias. Zen afirma que nenhum foi desligado por motivo de redução de quadro.

Expectativas

No mês de agosto a Área Azul teve o menor saldo negativo do ano. As contas fecharam em R$ -959,05. O presidente da CDL diz que a utilização do aplicativo tem aumentado, assim como o entendimento da importância do estacionamento rotativo.

“Nossa expectativa é que se não houver acontecimentos anormais, as contas tendem a ficar bem equilibradas nos próximos meses, com detalhes que haverá investimentos maiores em publicidade para que possamos esclarecer ainda mais o usuário sobre a Área Azul”.

Em um cenário normal, a CDL espera alcançar um equilíbrio próximo dos R$ 40 mil mensais. Os 15 minutos de tolerância do serviço tem ajudado a reduzir o impacto negativo. “Com 30 minutos de tolerância, como antes, as receitas ficariam na casa dos R$ 20 mil por mês”, diz Zen.

Em caso de superávit, o valor não fica com a entidade. “Em uma situação dessas o valor é revertido para investimentos em nossa cidade, como decoração de datas comemorativas e melhorias no sistema”, esclarece o presidente da CDL.

A entidade está preparando uma campanha para levar informações sobre a Área Azul ao maior número de usuários. “Sempre enfatizamos que a Área Azul é necessária hoje para uma cidade de médio porte em expansão como Brusque, para que todo cidadão possa ter a oportunidade de encontrar uma vaga disponível quando for ao Centro”, afirma Zen.

Para outubro, a intenção é aumentar o expediente de atendimento na praça Barão de Schneeburg das 8h às 19h, para que o usuário tenha maior tempo para acessar os serviços.