Ari Vequi e Gilmar Doerner decidem não se manifestar após decisão de cassação pelo TSE
Prefeito informou que só falará após ser notificado da decisão
Prefeito informou que só falará após ser notificado da decisão
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria de votos, determinar a cassação dos mandatos do prefeito de Brusque, Ari Vequi, e de seu vice, Gilmar Doerner, ambos decidiram não se manifestar para a imprensa na manhã desta quinta-feira, 4. Também foi estipulada pela corte a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos.
Segundo a assessoria de Ari Vequi, o prefeito pretende ter mais conhecimento da ação e entender mais sobre o que deve acontecer antes de se posicionar. Já o vice decidiu não se manifestar nesta manhã, alegando que estava em uma reunião.
A Prefeitura de Brusque emitiu uma nota sobre o assunto, confira na íntegra: “O prefeito de Brusque, Ari Vequi, vem a público informar que ainda não foi citado sobre a decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), na sessão ocorrida na manhã desta quinta-feira (04/05). Tão logo tenha acesso aos autos, irá se manifestar sobre tal decisão.”
O Tribunal Regional Eleitoral será informado do julgamento para cumprimento imediato da decisão. O pedido foi feito pelos partidos PT, PV e PSB da cidade.
Os partidos alegaram influência do empresário Luciano Hang no resultado da eleição. Quando a decisão for cumprida, quem deve assumir provisoriamente a prefeitura é o presidente da Câmara, vereador André Vechi.
Durante a sessão, o ministro Alexandre de Moraes argumentou e leu partes do relatório. Durante a fala, disse que ficou evidente que o empresário Luciano Hang utilizou a marca das lojas Havan para fazer campanha negativa contra alguns candidatos que competiam na eleição municipal de Brusque.
“Concluo que nos autos houve transgressão a toda jurisprudência do TSE. Houve utilização de toda a estrutura das lojas Havan na campanha eleitoral. Houve também uma flagrante e ostensiva quebra da igualdade das chances entre os candidatos. Dou provimento ao agravo”, concluiu Alexandre de Moraes.
A conclusão de Moraes foi seguida pela maioria.
Correção (12/05, às 9h06): anteriormente, foi informado que somente o PT seguia na ação contra a chapa Ari e Gilmar. No entanto, os partidos PV e PSB continuam no processo. A informação foi corrigida.
Confira os desdobramentos do caso:
1. TSE determina a cassação do mandato de Ari Vequi e Gilmar Doerner
2. Presidente da Câmara deve assumir a Prefeitura de Brusque
3. Autor da ação, PT de Brusque se manifesta sobre cassação de Ari Vequi e Gilmar Doerner
4. Ari Vequi recebeu com perplexidade e tristeza decisão de cassação de seu mandato
5. VÍDEO – Veja os argumentos dos ministros na sessão que determinou a cassação de Ari Vequi e Gilmar Doerner
6. Decisão do TSE torna Luciano Hang inelegível por oito anos
7. Legislação prevê eleição direta para a escolha de novo prefeito de Brusque; entenda