Ari Vequi recebeu com perplexidade e tristeza decisão de cassação de seu mandato
A administração municipal como um todo foi pega de surpresa com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar a chapa de Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (Republicanos).
De acordo com fontes ouvidas na prefeitura minutos depois do anúncio da decisão, o julgamento não era uma preocupação do prefeito ou dos funcionários, que trabalhavam normalmente. Ari confiava que o TSE acompanhasse outras decisões anteriores que já haviam sido favoráveis à chapa.
Ari recebeu a notícia com tristeza e perplexidade. Depois disso, chamou a equipe jurídica para se reunir no gabinete e discutir as opções jurídicas para recorrer à decisão. O Superior Tribunal Federal (STF) é a instância para quem o prefeito deve apelar.
A decisão
O TSE, por maioria de votos, determinou na manhã desta quinta-feira, 4, a cassação dos mandatos do prefeito de Brusque, Ari Vequi, e de seu vice, Gilmar Doerner. Também foi estipulada pela corte a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos.
O Tribunal Regional Eleitoral será informado do julgamento para cumprimento imediato da decisão. O pedido foi feito pelos partidos PT, PV e PSB da cidade.
Os partidos alegaram influência do empresário Luciano Hang no resultado da eleição. Quando a decisão for cumprida, quem deve assumir provisoriamente a prefeitura é o presidente da Câmara, vereador André Vechi.
Correção (12/05, às 9h06): anteriormente, foi informado que somente o PT seguia na ação contra a chapa Ari e Gilmar. No entanto, os partidos PV e PSB continuam no processo. A informação foi corrigida.
Confira os desdobramentos do caso:
1. TSE determina a cassação do mandato de Ari Vequi e Gilmar Doerner
2. Presidente da Câmara deve assumir a Prefeitura de Brusque
3. Ari Vequi e Gilmar Doerner decidem não se manifestar após decisão de cassação pelo TSE
4. Autor da ação, PT de Brusque se manifesta sobre cassação de Ari Vequi e Gilmar Doerner
5. VÍDEO – Veja os argumentos dos ministros na sessão que determinou a cassação de Ari Vequi e Gilmar Doerner
6. Decisão do TSE torna Luciano Hang inelegível por oito anos
7. Legislação prevê eleição direta para a escolha de novo prefeito de Brusque; entenda