Arrastão da Solidariedade mobiliza comunidade brusquense neste domingo, 26
Expectativa é arrecadar mais ou a mesma quantidade do ano passado. Em 2015 foram recolhidas 66 mil peças de roupas
Expectativa é arrecadar mais ou a mesma quantidade do ano passado. Em 2015 foram recolhidas 66 mil peças de roupas
Mais uma vez os alunos, professores e pais do Colégio Cônsul Carlos Renaux deram exemplo de bondade. Cerca de 500 pessoas da comunidade escolar participaram neste domingo, 26, do 8º Arrastão da Solidariedade, que mobilizou os brusquenses de vários bairros a doarem roupas, calçados e cobertores. A arrecadação deve ser igual ou superior ao ano passado, quando foram recolhidas mais de 66 mil peças de roupas.
O arrastão integra a 19ª Gincônsul, que envolve estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Três equipes, de cerca de 150 alunos, participam da gincana que estimula quatro competências fundamentais: aprender a ser, conhecer, conviver e fazer. O arrastão é uma das etapas da Gincônsul, que tem ainda o Passeio Ciclístico, que visa arrecadar alimentos; doação de sangue; arrecadação de lacres e atividades culturais, recreativas e esportivas.
O coordenador da gincana e também de Educação Física e Esportes do colégio, professor Gerson Luis Morelli, o Keka, diz que além de estimular a disputa saudável entre os estudantes, o arrastão promove a solidariedade em prol da população de Brusque.
“Não é uma ação de agora. Já existe há bastante tempo. É uma semente que vem sendo processada desde a educação infantil, que promove a solidariedade, a doar ao próximo”, diz o professor, que completa: “Independente da quantidade arrecadada, nosso objetivo enquanto colégio é integrar os alunos, pais e professores para que ajudem. O importante não é apenas quantidade, mas a colaboração de todos, a solidariedade. Ficamos felizes em estimular a cada ano essa ação”.
Giovana Lã, mãe de duas estudantes do Cônsul: uma do 8ºano e outra do 2º ano, diz que começou a ajudar no arrastão desde o ano passado. Ela separa as peças de roupa e colabora na organização dos trabalhos. “É uma ação muito válida, que une os alunos e beneficia muitas pessoas carentes. Durante o ano todo elas ficam falando para guardarmos roupas, calçados para ajudarmos no arrastão”, conta Giovana.
As alunas do 8º ano, Elisa Maria da Silva e Júlia Lanusa Bitencourt afirmam que se sentem muito felizes em integrar a Gincônsul. “O intuito é ganhar pontos. Fizemos isso e também ajudamos as pessoas”, diz Elisa. “É um momento que ficamos mais próximos dos professores, desempenhamos a atividade escolar e o mais importante, ajudamos muita gente”, reforça Júlia.
A voluntária da comunidade Cristo Rei, do São Luiz, Ângela Maria da Luz Fischer, já levou algumas das doações para o bairro, onde distribuirá para as pessoas mais carentes. “É uma ação maravilhosa, ótima, que ajuda tanta gente”.
Equipes
Cada uma das três equipes ficou responsável por ir em regiões específicas do município. Alunos do Ensino Médio, acompanhados dos pais e professores, percorreram os seguintes bairros: Santa Terezinha/Santa Rita e Centro; Bateas, São Luiz, São Padro e Guarani, e Dom Joaquim, Jardim Maluche, Souza Cruz, Primeiro de Maio, Paquetá.
Doações
As arrecadações serão doadas para ações sociais da igreja Luterana e para paróquias da igreja Católica de Brusque, Comunidade Bethânia de São João Batista e aldeias indígenas de Ibirama e Major Gercino.
Arrecadação em 2015
O Arrastão da Solidariedade arrecadou no ano passado 66.200 peças de roupas, 3.989 pares de calçados e 421 cobertores.