X
X

Buscar

Arrecadações das campanhas de agasalho deste ano superam as de 2015, em Brusque

Para os organizadores, o aumento também está relacionado à sensibilização dos doadores

Tradicionais nesta época do ano devido ao frio intenso, as campanhas de agasalho servem de alento às pessoas carentes. A partir de maio, muitas empresas de Brusque costumam arrecadar materiais para repassar às entidades do próprio município. Neste ano, segundo os organizadores das campanhas, a arrecadação superou 2015.

Leia também: Moradores do Sesquicentenário e Minha Casa Minha Vida receberão cursos para melhorar convivência

O Sicredi, por exemplo, conseguiu auxiliar cerca de 15 mil famílias com a campanha deste ano, que foi encerrada no fim do mês passado. Segundo a gerente de negócios da pessoa física da cooperativa, Milene Cardoso Monteiro da Silva, o número de famílias auxiliadas foi o triplo do ano passado.

“Acho que a sensibilização das pessoas foi maior esse ano. E nós também incentivamos as doações. Fomos falar com as empresas e pedir as doações. Também buscamos parceiros de confecções. Conseguimos bem mais do que só esperando as pessoas trazerem”, explica a gerente.

O material arrecadado, de acordo com Milene, foi enviado à igreja matriz da Paróquia Santa Terezinha, à igreja Assembleia de Deus da rua Primeiro de Maio, à Cagerê (Casa de Assistência de Brusque) e ao Lar de Idosos Lions Clube.

Na campanha de agasalho da Guararema, o número de doações também subiu. No ano passado, segundo Letícia Refundini, do departamento de marketing, a Guararema recebeu 7 mil peças de roupas, em 2016, por outro lado, recolheu quase 3 mil peças a mais.

“Foi a maior arrecadação que fizemos. Acho que o motivo principal foi o frio, que estava mais forte. As pessoas se sensibilizaram mais. E também contamos com o apoio da Secretaria de Educação, que fez ações nas escolas. Os próprios alunos ajudaram por meio de gincanas”, conta.

Em sua quarta edição, a campanha da Guararema foi encerrada no dia 8 deste mês e auxiliou cerca de 3 mil pessoas de instituições do município. Letícia explica que as doações para as entidades foram realizadas em paralelo às arrecadações.

Realizando a campanha pela primeira vez, a Unimed de Brusque recolheu cerca de 120 peças até agora em um ponto único de coleta localizado no laboratório do Archer Boulevard. O gerente de mercado e marketing da empresa, Alexandre Fagundes da Silva, prevê que as arrecadações permaneçam abertas até o início de agosto.

“É muito importante realizar essas campanhas. E um dos fortes da Unimed são as ações sociais. Nós costumamos trabalhar com atividades que ajudam as pessoas. Está no nosso DNA”, afirma.

Na contramão das campanhas da Sicredi e da Guararema, a campanha da Raffcom diminuiu o número de arrecadações. Mariana Hodecker, do administrativo da empresa, afirma que o motivo é a redução de pontos de coleta.

“No ano passado, nós fizemos parceria com a Aradefe, então tínhamos mais pontos de coleta. Neste ano estamos apenas com o ponto aqui. Mas vamos manter a campanha enquanto ainda estiver frio, não temos data pra encerrar”, afirma.

Ainda de acordo com Mariana, as peças recebidas pela Raffcom serão destinadas à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Brusque.