X
X

Buscar

Artigo: O consumo de conteúdo digital

Confira a opinião de André Espezim, secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Blumenau

O crescimento do consumo digital deu um salto em todo o mundo com o início
da pandemia. Rotinas alteradas com a impossibilidade de sair de casa e o
medo do contágio do novo coronavírus foram fatores predominantes para essa
mudança. As pessoas começaram a consumir mais pela internet para atualizar
conhecimento, manter relacionamentos, ter entretenimento e comprar produtos
e serviços.

Os avanços nas áreas de tecnologia foram percebidos de forma muito real e
impulsionaram mudanças na forma como produzir conteúdo para atender essa
demanda. Com tão pouco tempo, as empresas precisaram se reinventar e
entender as necessidades de seus consumidores.

O aparelho de celular tornou-se a ferramenta mais rápida para o acesso a
todos os serviços e necessidades do consumidor. Assim, empresas e os meios
de comunicação passaram a produzir conteúdo para se adaptar à nova
realidade do mercado.

Conseguir visibilidade e credibilidade na internet passou a ser meta diária de
empresas, blogs, sites e produtores de conteúdo. E com o aumento da
concorrência virtual, a busca por estratégias digitais mais eficientes e
assertivas até mesmo nos portais com experiência em marketing digital
também tornaram-se pontos de atenção.

A nova realidade deu o tom na velocidade, ritmo de consumo e produção das
informações e, assim os portais que passaram a oferecer conteúdos de vídeo,
voz, texto e imagem ganharam audiência e demonstraram a importância das
pesquisas de tendências e de consumo de conteúdo digital. Se o conteúdo
digital continua em alta e recebeu reforços de recursos que criam emoção e
estreitam laços com a audiência, o que os próximos anos reservam para as
mídias digitais?

Acredita-se que o trabalho remoto será uma realidade com pouca mudança nos
próximos anos e o consumo de conteúdo “a partir do sofá” poderá gerar mais
tempo disponível para descoberta de diversas plataformas. O diferencial para a
conquista do sucesso no mercado precisará ter o foco no propósito e na
responsabilidade social colaborativa, criação de campanhas digitais
direcionadas, desenvolvimento de novas tecnologias de realidade aumentada,
realidade virtual e automatização da comunicação.

André Espezim é secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Blumenau