Artista brusquense lança livro de dramaturgia de colagem e disponibiliza versão em formato de áudio-peça
Oficina também será realizada para imersão do tema abordado
O artista brusquense, Everton Girardi lança no dia 24 de março, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, anexo à Fundação Cultural, em Brusque, a dramaturgia de colagem “O homem é o lobo de Deus”.
O projeto, contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (2021), ainda prevê uma áudio-peça do livro, disponível para download a partir da data de lançamento da obra, e uma oficina de Viewpoints (metodologia de improvisação) inédita na cidade.
Sinopse
De acordo com Girardi, o livro é baseado em conversas de WhatsApp de um grupo de pessoas de um mesmo condomínio, que começam a trocar mensagens após um barulho muito forte, que as deixa inquietas, sem ninguém saber o que provocou o incidente. A estrutura do enredo é permeada pelo incidente e, ao longo do livro, outras narrativas entram na história a partir da técnica de colagem.
Desta forma, o artista traz para o texto referências de novos conteúdos, como histórias, ruídos, fábulas e crenças, desde a teoria do cientista Stephen Hawking, até conceitos do filósofo Marshall McLuhan, entre outros.
“Como organizador desses dispositivos, uma das intenções foi insurgir o pânico, onde as informações que acontecem não são checadas, não são averiguadas por quem participa da troca de mensagens, trazendo também uma reflexão para o nosso dia a dia, para o momento atual em que vivemos, como a importância da checagem das informações, as questão das fake news, entre outros temas”, detalha.
Outra inovação do livro é a forma diferenciada como os personagens são entendidos na narrativa: em figuras e não como um perfil descritivo ou psicológico.
“Ou seja, ali estão os dados como números de telefones que aparecem nas trocas de mensagens, emojis, horários das mensagens e o leitor percebe que são pessoas diferentes, mas sem saber se é homem, mulher, qual a idade, qual a profissão/ocupação, onde a pessoa estava quando enviou aquele texto ou áudios, ou em que estado emocional respondeu”, completa.
Técnica contemporânea
Segundo o artista, o livro é fruto da participação na oficina de criação dramatúrgica, em 2021, chamada “Escrever peças sem escrever nada”, ministrada pela Cia. de Teatro Acidental e orientada pelo professor Artur Kon, mestre e doutor em Filosofia pela USP de São Paulo/SP. Lá, o brusquense teve acesso às elucidações do teórico e professor de escrita conceitual da Universidade da Pensilvânia (EUA), Kenneth Goldsmith, que cunhou o termo escrita “não-criativa”, conceito de criação artística que trata da união de diferentes materiais para uma nova interpretação.
Desta forma, o livro “O homem é o lobo de Deus” se apresenta como uma produção não-original, livre de direitos autorais, e está aberto para novas perspectivas de artistas, pensadores, autores e dramaturgos, em seus processos criativos.
“Costumo dizer que não escrevi nada. O que fiz foi criar dispositivos para uma outra interpretação do que já existia. Essa técnica, inclusive de apropriação e de colagem, na literatura é mais contemporânea, onde o contexto daquele conteúdo é mudado, criando uma nova narrativa ou interpretação, uma outra camada de leitura”, acrescenta sobre a obra.
Atividades culturais
Para esse projeto, Girardi também dirigiu a áudio-peça, com duração de 30 minutos, que estará disponível para download gratuito, a partir do dia 24 de março, pelo link informado nas mídias sociais do Trama Grupo de Teatro. A áudio-peça é uma versão do livro “O homem é o lobo de Deus” e ganhou forma com a participação de artistas, integrantes do Trama Grupo de Teatro: Talita Garcia, Luciano Mafra, Janaína Garcia, Fernando Reis, Juliete Silva e Roner Lucas; além de convidados, como: Silvia Teske, Matheus Muller, Bia Zancanaro, Daivid Matias e Caio Cesar.
“A áudio-peça não é uma áudio-descrição, porque vai além e tem o intuito de ser provocativa. Ou seja, é um outro sentido sendo acionado para a criação de imagens, onde se busca instigar ações e reações de quem ouve, como se o público somente ouvisse uma peça de teatro. Além do que, em um período de pandemia que ainda vivemos, também foi uma forma encontrada para valorizar os artistas locais, e permitir que o público tenha acesso a este conteúdo artístico”, detalha Girardi.
Oficina inédita
Além disso, será realizada em Brusque, no dia 26 de março, sábado, uma oficina inédita do treinamento em “Viewpoints”, um tipo de metodologia aberta utilizada para dinâmicas em grupo e que serviu de base para o ensaio com os narradores da áudio-peça.
A capacitação acontece no Parque das Esculturas, das 9 às 12 horas, e é aberta ao público, tanto para artistas como não artistas.
Na oportunidade, os participantes irão conhecer e participar de jogos e experiências baseados em exercícios e procedimentos de composição oriundos do sistema de Viewpoints.
“Em resumo, são exercícios simples com propósitos de entender as aplicações de ritmo, velocidade, altura, intensidade e resposta motora, principalmente nos momentos em que estamos em estado de apresentação de frente a uma plateia. É quando o corpo está em sintonia plena com o momento presente e se relaciona com os acontecimentos do agora. Seguindo mais ou menos a ordem proposta pela obra ‘O livro dos Viewpoints’, de Anne Bogart e Tina Landau, a ideia é que possamos conhecer essas técnicas contemporâneas que estão sendo feitas ao redor do mundo, para que possamos ampliar nosso repertório local”, acrescenta Girardi.
Todos os participantes da oficina receberão certificado de participação. O evento é gratuito e as inscrições poderão ser realizadas pelas mídias sociais do Trama Grupo de Teatro.
O artista
Everton Girardi é artista, jornalista, interessado pelos processos criativos do campo das Artes da Cena e pós-graduando no curso de Linguagem e Poética da Dança (FURB). Desde 2016 atua junto com o Trama Grupo de Teatro, em Brusque, com trabalhos na direção, atuação e roteiro dos espetáculos ‘Fanny, a Rainha da Cidade’ e ‘Ao Som dos Teares’.
O interesse pela criação dramatúrgica vem do desejo de intensificar a exploração do campo literário em conjunto com os dispositivos que intensificam e impulsionam o jogo dramático.
Informações
Lançamento do livro de dramaturgia de colagem “O homem é o lobo de Deus”:
-Quinta-feira, dia 24 de março, às 19 horas;
-Na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral;
-Distribuição gratuita;
-Após o lançamento o livro estará disponível para aquisição na Biblioteca Pública – edições limitadas.
-Áudio-peça do livro “O homem é o lobo de Deus”:
-Disponível para download gratuito, a partir de 24 de março, via plataforma Soundcloud;
-Link nas mídias sociais do Trama Grupo de Teatro;
-Participação de artistas do Trama Grupo de Teatro e convidados;
-Direção e criação da áudio-peça: Everton Girardi.
-Oficina de Viewpoints:
-Com os artistas-performers;
-Dia 26 de março, às 9h;
-Duração de 3 horas (aproximadamente);
-No Parque das Esculturas Ilse Teske, em Brusque;
-Entrada gratuita com distribuição de certificados aos participantes da oficina;
-Inscrições: nas mídias sociais do Trama Grupo de Teatro;
-Evento aberto ao público, para artistas e não artistas (classificação livre).
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube