X
X

Buscar

Assaltos frequentes deixam polícia e população de Brusque em estado de alerta

Casos de assaltos em residência, empresas e no meio da rua estão cada vez mais comuns na cidade

Desde o início do ano, Brusque tem registrado cada vez mais casos de assaltos. Seja roubos em residências, empresas ou de pessoas no meio da rua, esse tipo de crime tem deixado a população e a polícia em estado de alerta. Na última quinta-feira, 5, dois homens em uma motocicleta chamaram a atenção dos funcionários da empresa ZM, no bairro Bateas. Eles estavam rondando a fábrica, checando a portaria, o estacionamento e outras áreas.

>> Veja o vídeo das câmeras de segurança, que flagra os suspeitos rondando empresa

“Era por volta das 11h quando os funcionários perceberam eles nos arredores da empresa. Colocamos inclusive um segurança ali, achando que alguém viria, para praticar um furto ou qualquer outro crime”, conta Claudio Roberto Bonamente, gerente administrativo da ZM. “Acredito que pela presença das câmeras eles tenham sido afugentados, mas mesmo assim, fazemos esse alerta. A gente fica receoso, principalmente com os casos recentes de assalto”, completa. O caso foi relatado à Polícia Militar e Civil, no mesmo dia.

Na sexta-feira, 6, foram registrados em Brusque três casos em uma tarde e em todos eles os criminosos usaram motocicletas e estavam armados. O primeiro aconteceu em uma casa lotérica, em Águas Claras, mas como a funcionária do local acionou o alarme, os bandidos fugiram. Uma hora depois, outro assalto em um supermercado no bairro Azambuja e, por fim, um roubo a uma empresa no bairro Limeira.

“Nos dois primeiros casos as características dos bandidos e da moto utilizada nos crimes são muito semelhantes e podem ter sido praticados pelas mesmas pessoas. Como não conseguiram roubar nada no primeiro, foram para outro local”, revela o tenente-coronel da Polícia Militar de Brusque, Moacir Gomes Ribeiro. Sérgio Knihs, dono do supermercado que foi alvo dos bandidos, revelou que essa é a terceira vez que o estabelecimento é assaltado em um ano e meio e, em todos os casos, os ladrões chegam armados.

A maioria dos roubos são durante à noite e madrugada, horário com pouco movimento nas ruas, como aconteceu com quatro jovens que foram assaltados por dois homens em uma motocicleta no Centro, no dia 23 de fevereiro, por volta de 0h30. No mesmo dia, às 20h, uma mulher foi roubada por dois ladrões na rua do Convento. A Polícia Militar conseguiu prender os bandidos nesses dois casos.

“Na maioria das vezes conseguimos pegar os bandidos, mas não é sempre que isso acontece. Por isso a informação da população e das próprias vítimas é muito importante. Qualquer característica pode nos ajudar”, explica o tenente-coronel.

Para se proteger, tanto pessoas quanto empresas devem tomar suas precauções. “É preciso andar atento nas ruas, se for à noite, sempre que possível andar acompanhado. No caso das fábricas, tem algumas coisas que podem ajudar a evitar os assaltos, desde a contratação de uma empresa de segurança até a instalação de câmeras de segurança, que também ajudam na hora da investigação de um crime como esse”, alerta o delegado da Polícia Civil de Brusque, Juscelino Boss.

Ele explica que durante uma investigação de assalto, qualquer informação pode ajudar a polícia, desde o número da placa, mesmo que a pessoa só consiga identificar uma parte dela, até características físicas como cicatrizes e tatuagens, por exemplo. Para as empresas, investimento em segurança é muito importante. As câmeras de segurança devem ser de boa qualidade e colocadas em um local onde seja possível a identificação dos suspeitos.