X
X

Buscar

Assembleia Legislativa pretende fazer 15 sessões extras entre abril e junho

Imagem deteriorada 1 Para reanimar o debate, flagrantemente enfraquecido e até desmoralizado, eis que nosso Legislativo estadual quer reagir, com um aumento de mais 15 sessões além das 43 já previstas entre abril e junho. As 15 extras acontecerão pelas manhãs. Os deputados tem que saber que o problema não é a quantidade de sessões, […]

Imagem deteriorada 1
Para reanimar o debate, flagrantemente enfraquecido e até desmoralizado, eis que nosso Legislativo estadual quer reagir, com um aumento de mais 15 sessões além das 43 já previstas entre abril e junho. As 15 extras acontecerão pelas manhãs. Os deputados tem que saber que o problema não é a quantidade de sessões, é sua qualidade.

Imagem deteriorada 2
Deteriorada e motivo de pilhéria, como a que está envolvendo o deputado estadual João Amin, que teve que ir à tribuna explicar uma criativa colagem que resultou no falso projeto de lei 171, supostamente de sua autoria, que autoriza os deputados a tirarem 15 dias de folga para praticarem esportes dentro e fora do país. O artigo 3º diz que os que não têm condições de praticá-los, que fiquem em casa com as suas esposas ou então viagem com as suas amantes. Amin registrou boletim de ocorrência para descobrir quem está por trás da falsificação.

Prometer e fazer
Do discurso à prática. O governador Pinho Moreira pediu à Assembleia Legislativa a retirada de projeto do Executivo, lá desde outubro do ano passado, que cria 99 funções gratificadas e cargos na estrutura da Secretaria de Justiça e Cidadania. Na mensagem não apresenta os motivos, mas se sabe que as contas estão perto dos limites toleráveis. Enquanto isso, projeto do Judiciário que cria centenas de cargos comissionados segue adiante, célere. Uma festa.

Desperdício
Auditorias do Tribunal de Contas do Estado apontaram que não foram feitos estudos técnicos suficientes para instalação de radares e lombadas eletrônicas nos municípios de Concórdia, Joaçaba, Itajaí, São Miguel do Oeste, Ituporanga, Joinville e Jaraguá do Sul. Não se constatou estudo nenhum para medir sua eficácia, especialmente quanto ao número de acidentes 500 metros antes e depois do local onde foram instalados. Lógico, salvo raras exceções, o objetivo foi, é e será, em primeiro lugar, arrecadar dinheiro.

Desigualdade
A Operação Carne Fraca revelou as tramoias das grandes empresas de alimentos. As pequenas, contudo, lutam, em todos os sentidos, para sobreviver. Não faltam inimigos, dentre eles o governo estadual que vetou – mas o Legislativo derrubou o veto, anteontem – um projeto de lei que dispensa de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) estabelecimentos de pequeno porte e agroindústrias familiares registrados nos sistemas de inspeção municipal (SIM).

Defensor público
A lista tríplice para o cargo de defensor público-geral federal foi definida terça-feira e nela está o catarinense Gabriel Faria de Oliveira em primeiro, com 391 votos de um colégio de cerca de 600 defensores de todo país. A lista será encaminhada ao presidente Michel Temer.

Dois pesos, duas…
Foi com base no relatório do senador Dário Berger (PMDB-SC) que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou ontem projeto que altera o Estatuto do Torcedor e determina o uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos organizados em ginásios e estádios esportivos, como partidas e shows de música. Serão obrigatórios em arenas com mais de 10 mil lugares e ginásios com mais de 5 mil vagas. Enquanto isso em SC foi promulgada lei que libera a venda de cerveja em tais lugares.

Criptomoeda
O colunista Lauro Jardim, de O Globo, conta que no balneário Jurerê Internacional, em Florianópolis, há uma mansão à venda, de 890 metros quadrados, de frente para o mar, com cinco suítes, oito banheiros, piscina, spa, lareira, salão de jogos e vários outros ambientes. O dono pede R$ 13 milhões, mas não em reais e sim o equivalente em bitcoins. Já houve uma oferta.

Agonia
Após um ano e cinco meses, nenhuma família das vítimas do acidente com o avião que levava os jogadores da Chapecoense recebeu indenização da empresa seguradora ou da companhia aérea responsável pelo voo. Sem nenhuma perspectiva a curto prazo, o advogado da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense, Eduardo Lemos Barbosa, vai ingressar, até maio, com um processo contra a seguradora boliviana Bisa e a companhia aérea Lamia.

Rodovia cênica?
Quem vai atrás da propaganda sobre os encantos da rodovia Dona Francisca, que liga a BR 101, em Pirabeirada, distrito de Joinville, a São Bento do Sul, se decepciona. A “rodovia cênica” além de muito mal conservada, infestada de buracos, tem iluminação péssima e muito mato ao longo de suas margens.