X
X

Buscar

Assembleia marca início da negociação coletiva no setor de cerâmicas e olarias

Grupo decidiu solicitar 5% de reajuste salarial

Trabalhadores do setor de cerâmicas e olarias de Canelinha e São João Batista se reuniram a manhã de domingo, 20, na subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), em Canelinha.

A assembleia teve como objetivo definir as propostas a serem encaminhadas ao Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias do Vale do Rio Tijucas (Sincervale) para início da negociação coletiva da categoria no período 2019-2020.

Na oportunidade, o grupo decidiu solicitar 5% de reajuste salarial, além da manutenção de todas as cláusulas já presentes na última convenção, que expira no início de fevereiro. O debate girou em torno dos baixos índices de inflação que vêm sendo registrados e as dificuldades, diante disso, de se conseguir reajustes consideráveis.

“Construímos uma pauta positiva. Entendo que vamos ter muitos argumentos para fazer a negociação coletiva com o sindicato patronal”, comenta o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.

Dúvidas e reclamações
Além disso, os trabalhadores presentes na assembleia tiraram dúvidas sobre as novas regras trabalhistas em vigor desde 2017, bem como relataram situações vividas em algumas empresas quanto ao descumprimento da legislação.

Alguns casos relacionados a valores pagos em folha, excesso de horas trabalhadas sem pausa para alimentação e o não cumprimento de pontos acordados entre empresas e empregados na própria CCT foram relatados.

“Recebemos todas essas reclamações com bastante atenção. Anotamos todas e vamos tomar as medidas e ações para verificar isso nos próximos dias”, frisa ele.

O documentos com as propostas à classe patronal será encaminhado ainda esta semana ao Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias do Vale do Rio Tijucas (Sincervale), que representa as empresas do setor.

A CCT atinge cerca de 500 trabalhadores somente na cidade de Canelinha. A data base da categoria é em fevereiro, com os novos valores salariais a serem pagos na folha de março.