Assim como Datena, comunicadores de SC tentam se projetar na política
Nossos Datenas Com bandeiras centradas na segurança pública, dois comunicadores de SC tentam se projetar na política. Hélio Costa foi oficializado candidato a deputado federal pelo PRB, na convenção do partido. Também apresentador de programa policial na TV, Roberto Salum, que chegou a ocupar vaga de deputado estadual, ousa mais. O PMN o lançou para […]
Nossos Datenas
Com bandeiras centradas na segurança pública, dois comunicadores de SC tentam se projetar na política. Hélio Costa foi oficializado candidato a deputado federal pelo PRB, na convenção do partido. Também apresentador de programa policial na TV, Roberto Salum, que chegou a ocupar vaga de deputado estadual, ousa mais. O PMN o lançou para o Senado.
Leia também:
Salário do prefeito de Brusque está entre os maiores de Santa Catarina
Idosa abandonada morará definitivamente com amiga de Tijucas
Direito de resposta
Sobre a contestada criação de um escritório da Procuradoria Geral do Estado dentro do Tribunal de Contas, o procurador-geral Juliano Dossena esclarece que ele visa apenas e tão-somente aproximar as duas instituições e aprimorar o êxito na defesa dos interesses judiciais do TCE através da especialização que trará a presença de um procurador do Estado e um servidor de apoio na própria corte de contas. Registra que da parte da proposta da PGE não há criação de qualquer cargo comissionado; somente a designação de um procurador seu e um servidor de apoio, com vencimentos pagos pela PGE. O que Dossena talvez não tenha conhecimento até agora é que no TCE, tanto no ato normativo ora suspenso como em eventual convênio, há um lobby imenso para que também sejam criados cargos comissionados. As intenções são mais que sabidas.
Visibilidade feminina
Entre os principais partidos em SC, a melhor visibilidade para as mulheres se limita até agora e tudo indica que não passará disso, à candidatura da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) à vice-governadora na chapa liderada pelo senador Paulo Bauer para governador. É muito pouco.
Simplicidade
Finalmente, bom senso e, sobretudo, economia de recursos. Ao contrário de tempos recentes, quando tais atos se transformavam num despudorado festival de gastos com diárias, hospedagem, alimentação e outras despesas para convidados e aduladores de todas as origens e matizes, a transmissão de cargo do governador Pinho Moreira, que se afastará por uma semana, ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, ontem, foi apenas protocolar e fechado à imprensa. Não precisava mais nada que isso e foi o que aconteceu. Que sirva de exemplo.
Força de pressão
Um quarto dos deputados federais (132 dos 513) é servidor público. Estão espalhados em partidos de diferentes campos ideológicos – do PT ao PSDB, passando por PSOL, MDB, DEM, entre outros. O numeroso grupo trabalha para estimular candidatos que patrocinem sua agenda, com o objetivo de manter a influência sobre o Legislativo e impedir o avanço de medidas de ajuste fiscal que são esperadas para o próximo governo. É o lobby mais poderoso que tem no Brasil, sem nenhum pudor, em muitas categorias, de defender privilégios.
Leia também:
Estiagem prolongada afeta abastecimento de água do Samae
Prefeitura de Brusque implantará 0800 para cancelar e confirmar consultas médicas
Mimo
Na bagagem de volta à Brasília depois de visita oficial de cinco dias em SC, o embaixador de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, levou duas caixas, cada uma com seis garrafas, de vinhos premiados das vinícolas Vila Francioni, de São Joaquim, e Thera, de Bom Retiro. Ficou impressionado com a qualidade de ambos nas recepções de que foi alvo.
Entre dois países
Pela terceira vez no Brasil, a artista Henna Asinkainen, finlandesa que vive na Inglaterra, chegou ontem em Florianópolis, onde participará, a partir de 2 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (MIS), da mostra “Intraduzível”. Ao lado de Silvana Macêdo, artista que mora na Ilha de SC, elas celebram 20 anos de parceria que resultou em obras artísticas conectadas com ações colaborativas sobre arte e ciência. No resultado formal de suas pesquisas, ambas misturam biografias e pensamento, razão pela qual a mostra assume um caráter retrospectivo.
Bom exemplo
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou a campanha “Adote uma caneca”, para incentivar o uso de utensílios reutilizáveis e reduzir em 70% o uso de copos plásticos, garrafas de água e canudos descartáveis em seus campi. Nestes, só em 2017 foram comprados e utilizados 2 milhões de copos plásticos, que levam mais de 450 anos para se decompor.
Crítica
Ouvido de um poderoso político, batendo contra vários prefeitos de SC, que rejeitam a construção de presídios em seus municípios: “Então combinamos assim: os presos nessas cidades ficam impedidos de serem transferidos para outras e quando as cadeias atingirem a lotação, que os prefeitos e os vereadores os abriguem em suas casas”.