Assistência Social de Brusque busca recursos no governo do estado
Secretário da pasta, Rodrigo Cesari diz que a secretaria está "contando moedas" neste ano
O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Rodrigo Cesari, esteve ontem em Florianópolis, onde se reuniu com o secretário de estado da pasta, Geraldo Althoff, como o objetivo de solicitar repasses de recursos ao município.
Leia também: Empresas de transporte aumentam em mais de 9% os valores para viagens intermunicipais e interestaduais
O principal objetivo da visita foi tentar articular um meio de desbloquear R$ 52 mil que estão na conta da Secretaria de Assistência Social de Brusque, mas que não podem ser utilizadas pela pasta. Segundo Cesari, o dinheiro está lá há três anos, sem ter sido utilizado.
Ele explica que esse valor faz parte dos repasses anuais do governo para as assistências sociais dos municípios. No entanto, esse valor, por algum motivo desconhecido, não foi utilizado. Com isso, o governo do estado solicitou sua devolução pelo município e, como isso não foi feito, os valores foram bloqueados.
“O dinheiro está na conta mas as gente não pode mexer, porque quando era para ter sido utilizado não o foi”, afirma Cesari, o qual destaca que é complicada a situação financeira da pasta, neste ano.
“Estamos contando as moedas. Fazendo a contabilidade dos recursos da secretaria, vimos que a gente vai ter que solicitar algumas coisas do governo estadual”, explica o secretário, que informou a possibilidade de ir a Brasília no próximo mês, também com o intuito de solicitar mais repasses financeiros.
Outras solicitações
Além da liberação dos recursos bloqueados, foi solicitada à Secretaria de Estado de Assistência Social a reforma do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Limeira, orçada em R$ 230 mil.
Também foi pedido ao governo estadual que financie a construção de um novo Cras no bairro Bateas, região em que o serviço é considerado necessário pela pasta.
“Brusque teria necessidade de ter cinco Cras, e o hoje tem dois Cras e um Creas, vamos solicitar em uma área que é estratégica, um espaço semelhante ao que foi inaugurado em Tijucas. Já tem um pedido lá, e vamos reforçar para ver o que se pode fazer para ser atendido o mais rápido possível”, diz Rodrigo Cesari.
A última solicitação feita pela secretaria foi a de um novo veículo, porque hoje só existe um à disposição da pasta.