Associação Artístico-Cultural de Brusque recebe homenagem da Alesc pelos 50 anos de existência
Homenagem vem após proposição do então deputado Osmar Vicentini
Homenagem vem após proposição do então deputado Osmar Vicentini
Em 2022, quando festeja seus 50 anos de existência, a Associação Artístico-Cultural de Brusque (Assac) recebeu uma placa que registra moção de aplauso oferecida à entidade pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Na tarde desta quarta-feira, 21, ato no gabinete do prefeito e presidido pelo prefeito em exercício, Gilmar Doerner, serviu para marcar a entrega de uma placa que registra a moção oferecida à entidade pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A homenagem resulta de uma proposição do então deputado Osmar Vicentini, aprovada por unanimidade pelo plenário da Alesc, e que foi feita a partir da indicação da diretora da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos.
Para Vicentini, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho gratuito que as pessoas fazem com o intuito de manter a cultura da sua gente e que precisa ser enaltecido. “Se não se mantém o passado, não se prevê o futuro”, resume.
Integrante da Assac há 47 anos como professora de piano e atual presidente da entidade, Eneida Nascimento Schaefer fala de seu orgulho em passar adiante seus conhecimentos e contribuir para a manutenção da arte e da cultura na cidade.
“Já ensinei três gerações, tenho alunas que já foram mães e agora são avós”, revela, com sorriso nos lábios. “É muito gratificante saber que aquilo que eu sei, passei para outras pessoas e, se eles fazem música, é porque eu ensinei”, acrescenta.
Sobre a homenagem à Associação Artístico-Cultural, a presidente se diz muito agradecida. “Foi uma ideia brilhante a indicação feita pela Zane ao Osmar Vicentini, que fez a proposta na Assembleia. Acho que foi a hora correta de mostrar pra sociedade a Assac, mesmo com dificuldades, mantém viva a chama da cultura na nossa cidade. O mais importante é valorizar os nossos artistas”, conclui.
Para Zane, a importância a Assac justifica a indicação do nome da entidade à Alesc para a concessão da moção em homenagem. “A importância dessa associação para o município é enorme. Ela tem 50 anos, não é pouco, com uma trajetória linda e essa data expressiva precisava ser comemorada”, resume.
O valor da Assac e de seu trabalho em prol da cultura e da história de Brusque também são destacados pelo prefeito em exercício.
“São pessoas que merecem o reconhecimento porque se esforçam para manter essa entidade. É uma honra estar à frente da cidade neste momento e receber o Vicentini para a entrega dessa moção. Precisamos continuar valorizando a Assac, entidade que considero muito importante porque traz as nossas raízes e mantém a nossa cultura”, finaliza Gilmar.
– Assista agora:
Descubra vantagens do uso de peças soltas na decoração