X
X

Buscar

Associação Brusquense de Atletismo traça primeiros passos para realizar projeto de formação

Entidade reivindica local para treinamentos junto ao poder público, e tentará apoio privado para a compra de equipamentos

A Associação Brusquense de Atletismo (ABA), fundada no último dia 22, começará suas atividades se reunindo com a Fundação Municipal de Esportes (FME) para verificar possibilidades de obter um local para treinamento. Atualmente, a única pista de atletismo de Brusque está localizada no Centro Esportivo do Sesi, na rodovia Antônio Heil. O objetivo é resgatar a modalidade no município, com foco inicial na formação de crianças e jovens dos oito aos 18 anos, com o projeto Atletismo Campeão.

Em termos de infraestrutura, a nova entidade larga do zero, e o presidente Éder de Andrade relata que o primeiro passo será dado entrando em contato com a FME. A reivindicação principal é um local para colocar o projeto em prática.

“Atualmente, o complexo esportivo do Sesi no município é o único local que dispõe de uma pista de atletismo, a qual demandaria revisão e alguns reparos. É possível que na próxima semana, tratemos com a FME a respeito desse assunto e das possibilidades de parceria. A perspectiva é de que tenhamos respaldo positivo tanto do poder público como da iniciativa privada”, explica.

Com as empresas da região, o plano é conseguir o financiamento de materiais básicos e dar início aos treinos assim que a associação conseguir um local adequado para treinamentos. A ABA pretende fazer nas próximas semanas para apresentar seu projeto às empresas, chamando a atenção para as questões de desenvolvimento social com o atletismo.

“A partir daí, faremos visitas às escolas públicas e privadas para apresentar a ABA aos estudantes e despertar neles o interesse pelo atletismo”, complementa.

Para o futuro próximo, a ideia é ter um projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, permitindo às empresas destinar parte do imposto de renda à iniciativa da ABA. É necessário que o CNPJ da associação tenha pelo menos um ano.

“Logo, nesse primeiro ano de atividades, precisamos viabilizar os trabalhos sem a captação de recursos públicos e, claro, já estaremos nos dedicando à elaboração do projeto técnico para a inscrição na Lei de Incentivo”, completa Andrade.

A ABA foi fundada a partir da brusquense Tainá Garcia de Andrade, de 18 anos. Em 2022, afastada das pistas devido à falta de um espaço para treinos em Brusque, ela levou a pauta à Câmara de Vereadores.

A velocista está entre as 15 melhores atletas no ranking nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para a prova de 200 metros livres (sub-20), disputando pelo Instituto de Atletismo de Balneário Camboriú. Em abril, no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, em Cascavel (PR), ela chegou ao sexto lugar do mesmo ranking.

“O atletismo em Brusque está esquecido, abandonado, há um bom tempo. A gente não pode deixar morrer algo que é de extrema importância para a nossa cidade. Brusque é o berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Almejamos colocar o atletismo em alta novamente”, finaliza Éder de Andrade.


Assista agora mesmo!

“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto: