X
X

Buscar

Associação Brusquense de Canoagem realiza 1ª Descida do Rio neste sábado

Associação realiza descida pelo Rio Itajaí-Mirim. Intenção é fomentar a modalidade no município

Neste sábado, 14, o Rio Itajaí-Mirim será tomado de apaixonados por esportes radicais. Membros da Associação Brusquense de Canoagem (ABQC) realizam a ‘1ª Descida do Rio’, um evento de canoagem. Serão 15 quilômetros remados desde a localidade de Cristalina até o Sesc, no Centro.

A Descida do rio é aberta ao público e recebe o apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que estará no local para receber os participantes da atividade com água e frutas. A equipe de profissionais da Fundema também distribuirá mudas de árvores para a comunidade e fará explicações sobre a mata ciliar, conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com a natureza. Quem passar pelo local ainda poderá conferir uma exposição fotográfica do Rio Itajaí-Mirim durante toda a manhã.

A participação no evento é gratuita, a saída para o evento será às 6h30. O encontro inicial ocorre em frente à casa de número 665 do Cristalina. A previsão de chegada ao ponto final é às 10h30. Para participar é necessário ter equipamento próprio, que consiste em caiaque, remo, capacete e colete salva-vidas. Mais informações pelo telefone 9118-3871.
Associação reformulada
Fundada em 2001, a ABCQ passou 14 anos sem promover atividades. Interessados em mudar a situação, os novos membros reformularam a associação. O primeiro passo foi formar uma nova diretoria, que foi organizada ontem em reunião realizada no Clube Esportivo Guarani.

Segundo o secretário da ABCQ, Rubens Popper, o Binho, a intenção é promover a canoagem no município como uma forma de lazer, mas principalmente esportiva. “Queremos colocar a canoagem de vez no calendário de esportes de Brusque. Vamos promover competições da modalidade em parceria com a Fundação Municipal de Esportes”, diz.

Além de esporte radical, a canoagem em Brusque terá um viés ambiental. Segundo Binho, serão realizadas limpezas no rio por meio da modalidade.

O secretário que faz parte da associação desde sua fundação explica que Brusque não tem uma tradição com a canoagem. A intenção da ABCQ é justamente trazer o espírito da modalidade para os brusquenses. “O interesse é pouco porque não há divulgação disso. A partir de agora, queremos levantar esse esporte”.
Binho afirma que em apenas um dia, chegou a receber ligações de 20 pessoas interessadas em descer o Itajaí-Mirim neste sábado. “A atividade é muito prazerosa. Passamos por correntezas e sentimos a verdadeira adrenalina da canoagem”, afirma.

No momento, a ABCQ está refazendo a documentação para ficar ‘em dia’ com os procedimentos jurídicos. A partir daí, os interessados podem se associar para fazer parte das atividades promovidas pelo grupo. Já no sábado, serão entregues fichas para um pré-cadastramento de novos sócios.