X
X

Buscar

Associação do Santa Rita incentiva prática de esportes desde a sua fundação

Diretoria sonha com a construção de novo ginásio

O estímulo ao esporte, sobretudo ao futebol, está entre os focos da Associação de Moradores do bairro Santa Rita. Só o Campeonato de Futebol Suíço Livre está em sua 16ª edição. Já a competição de veteranos chegou ao terceiro ano. Diferentes práticas são incentivadas como forma de garantir arrecadação e crescimento da entidade. A própria fachada do prédio ilustra a atenção dada ao esporte.

Além do campo de futebol, uma quadra de vôlei, uma de futebol de areia e duas canchas de bocha dividem espaço nos 10 mil metros quadrados de área da associação. Os locais são frequentados tanto pelos cerca de 60 sócios, quanto por grupos de idosos e frequentadores esporádicos, que pagam uma taxa para as partidas semanais.

“Poderia ser maior e ter mais procura das pessoas do bairro”, é a avaliação do presidente da associação, Márcio Bertoldi. De acordo com ele, a mudança cultural das novas gerações também tem reduzido a participação comunitária.

Ainda assim, a agenda de jogos tem quase todos os dias da semana ocupados. A intenção da diretoria é ampliar o número de participantes. Ações de divulgação, com a entrega de panfletos, trazendo detalhes sobre a estrutura, são distribuídos entre os moradores.

Fonte importante
Os valores arrecadados com o futebol e com as vendas do bar estão entre as principais fontes de renda da associação, segundo Bertoldi. Além dos valores, ele acredita que um incentivo maior poderia trazer mais qualidade de vida para os moradores e frequentadores do local.

Mesmo com a movimentação atual e estrutura disponível, a construção de um pavilhão com estacionamento, além de nova área para prática esportiva, é a pretensão da diretoria da associação.

O projeto arquitetônico já está finalizado. O complexo esportivo seria executado em parte da área da entidade, mas o projeto esbarra na captação de recursos.

Segundo o diretor da associação, Jorci da Silva, seriam 1,8 mil metros de área construída, com estacionamento no primeiro piso. De acordo com ele, a estrutura também serviria para suprir a carência de espaços semelhantes no município.

Segundo Silva, além de ser uma alternativa para a realização de eventos, o espaço servirá como opção mais moderna à Arena Brusque. “Seria uma quadra oficial e uma opção para festas em Brusque”.

Espaço para amizades
Jorge Costa, 59, não mora no bairro, mas cresceu no entorno do campo. Antes de mudar para o Jardim Maluche, chegou a procurar terrenos próximo ao local onde tem amigos até hoje. “Não tem coisa melhor que chegar lá, rever todo mundo e jogar em um lugar que se vê que é cuidado com carinho”.

Com carteirinha de sócio, vem até três vezes por semana até o bairro há 13 anos, só para jogar e rever os conhecidos que fez ao longo do tempo. Ex-atacante, hoje lateral, Costa ressalta o ambiente de amizade mantido no espaço e a possibilidade de recreação para as famílias que frequentam o espaço.

As características tornam o espaço um destino de muitas famílias. O domingo é o dia com mais movimento. Para Costa, a disponibilidade de quadras de areia e do parquinho beneficiam mesmo quem não faz parte ativa da associação.

A possibilidade de construção de uma área para prática de esportes e eventos no bairro é bem vista por ele. Hoje, afirma, esta é uma necessidade em diferentes pontos na cidade. Outra possibilidade, segundo ele, seria o investimento em um campo sintético, para reduzir os custos com manutenção e manter os jogos mesmo em dias de chuvas.

Conheça a associação
Rua Adelino Silva Valle, 9999, próximo à Igreja Santa Rita de Cássia
Contato: 3355-1612