Adanpib realizará assembleia geral no bairro Colônia Nova Itália

Associação reúne descendentes e amigos dos pioneiros italianos no Brasil

Adanpib realizará assembleia geral no bairro Colônia Nova Itália

Associação reúne descendentes e amigos dos pioneiros italianos no Brasil

O salão de festas da Capela São José, no bairro Colônia Nova Itália, sediará no dia 23, sábado, às 15h, a 2ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib).

O local é sede da pioneira colônia de italianos no Brasil, fundada em 1836, com a mesma denominação, por 132 imigrantes católicos vindos do Reino da Sardenha.

Dos nove itens constantes da ordem do dia do edital de convocação, ao lado de questões legais, destacam-se a definição da data e das atrações da anual Festa Italiana promovida pela Adanpib, o informe do Movimento “SC Requer a Correção do Erro Histórico” e a eleição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o mandato de dois anos. Na mesma data ocorrerá a pose da nova Diretoria Executiva.

As pessoas interessadas são convidadas a participar da assembleia podendo também se associarem no local. Outras informações podem ser obtidas com o presidente da Adanpib, José Sardo, pelo telefone (48) 3717-5399 (ramal 561), ou com o historiador Paulo Vendelino Kons no (47) 9 9997-9581.

Movimento para correção de erro
O historiador Paulo Vendelino Kons explica que em 2018, o ex-presidente Michel Temer sancionou uma lei federal que atribuiu, equivocadamente, ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de “Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil”.

Entretanto, ele afirma que o título pertence, de fato, a Colônia Nova Itália, em São João Batista. Fundada em 1836 no Vale do Rio Tijucas-Grande, a Colônia Nova Itália, no atual município de São João Batista, é inequivocamente o Berço da Imigração Italiana no Brasil”, diz.

Objetivo da associação
A Adanpib tem por objetivo geral o resgate e a preservação da história, da cultura e da fé trazida pelos imigrantes italianos pioneiros no Brasil, que fundaram a Colônia Nova Itália, em março de 1836. Além de promover a maior integração entre descendentes e amigos da comunidade.