Até 2043: alunos do Padre Lux desenvolvem projeto de cápsula do tempo
Projeto foi desenvolvido nas aulas de História e Língua Portuguesa
As turmas do primeiro ano matutino do Novo Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre Lux, do Azambuja, desenvolveram nas aulas de História e Língua Portuguesa o seu próprio projeto de cápsula do tempo.
Estudando os conteúdos previstos na BNCC, os discentes puderam fazer cartas para eles mesmos no futuro, fizeram fotografias e tudo foi vedado hermeticamente e acondicionado numa cápsula que foi enterrada no jardim da escola e logo receberá acabamento para que seja parte do cotidiano escolar pelos próximos 20 anos.
Cápsulas
As cápsulas do tempo são amplamente usadas para estabelecer conexões vívidas mediante registros entre presente e futuro. O restante da comunidade escolar também foi convidada a deixar seus registros. Tudo foi catalogado, os nomes e dados dos participantes inventariados para que o máximo de pessoas possam ser chamadas no dia 15 de abril de 2043.
Quando a cápsula for aberta, além de rever colegas e professores, todos poderão entrar em contato com seus anseios, desejos e sonhos nutridos em 2023.
“Vale salientar que os alunos participaram de todo o processo, desde adequação dos materiais até o espaço onde a cápsula foi depositada. Dessa forma, participando como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, o que legitima seu pertencimento ao grupo escolar e à comunidade”, publicou a escola.