Até novembro, 1,4 mil multas de trânsito foram aplicadas a mais do que em 2019 em Brusque
Comandante da PM diz que fiscalização de trânsito é fundamental para manter os bons índices de segurança
Comandante da PM diz que fiscalização de trânsito é fundamental para manter os bons índices de segurança
Estatística da Polícia Militar de Brusque mostra que até o mês de novembro, foram aplicadas 15,3 mil autos de infrações de trânsito pela PM e Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). Esse número é 10,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2019. Até 30 de novembro, foram 1,4 mil multas a mais do que no ano passado.
O comandante da PM de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, destaca que a área de trânsito recebe atenção especial do batalhão. De acordo com ele, o trânsito é uma das principais ferramentas para a segurança pública.
“Em cidades com índices criminais altos, fora do controle, pode ter certeza que a PM relegou a último plano a fiscalização de trânsito. A fiscalização de trânsito é uma forma de a população sentir a presença policial. Esse é o meu carro-chefe”, diz.
Apesar do aumento de mais de 10% nas multas de um ano para o outro, Ferreira Filho afirma que o número de multas já foi muito maior em Brusque em anos anteriores.
“Já chegamos a quase 23 mil multas em um ano só. Ano passado, incluindo dezembro, foram quase 15 mil. Neste ano, mesmo com a pandemia, já foram mais de 15 mil. É um número que não é bem visto pela sociedade, mas para a segurança pública é nossa principal ferramenta”.
O comandante pondera que, com uma fiscalização de trânsito rígida, pessoas que vem de fora com o intuito de cometer crimes na cidade pensam duas vezes antes de concluir o plano, quando já na entrada da cidade são abordados pela polícia em operação de trânsito, por exemplo.
De acordo com ele, as principais infrações de trânsito cometidas em Brusque, não necessariamente nesta ordem, são: uso inadequado de película no veículo, estacionamento irregular, não uso de cinto de segurança e uso de celular ao dirigir.
“Eu tenho incentivado a fiscalização e eu, como comandante, estou entre os que mais autuaram no trânsito neste ano. Cobrei mais dos policiais essa ação fiscalizatória, com barreiras policiais. A abordagem constante desestimula a ação de bandido que entra na cidade para praticar delito. Não é por acaso que nossos números estão melhorando”.