Atendimento gratuito: saiba como funciona o Centro de Especialidades Odontológicas de Brusque

No ano passado, serviço realizou quase 30 mil procedimentos pelo Sistema Único de Saúde

Atendimento gratuito: saiba como funciona o Centro de Especialidades Odontológicas de Brusque

No ano passado, serviço realizou quase 30 mil procedimentos pelo Sistema Único de Saúde

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Brusque praticamente zerou a fila de espera por procedimentos neste início de ano. Os 18 pacientes que estão cadastrados no sistema atualmente, deram entrada em fevereiro, e devem ser atendidos, no máximo, dentro de um mês.

Criado em 2008, o CEO realizou em 2022, 29.521 procedimentos odontológicos e 9,6 mil consultas. O local conta com 11 dentistas especialistas e mais nove auxiliares, que fazem o atendimento gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos consultórios montados na Policlínica, no Centro.

Para ser atendido pelo Centro de Especialidades Odontológicas, é preciso seguir alguns trâmites do Ministério da Saúde. O coordenador de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Edison Luiz Estevão Filho, explica que o paciente que tem alguma demanda odontológica deve, primeiro, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora.

Lá, o paciente tem o atendimento inicial com a equipe de saúde bucal da unidade. “O clínico geral faz a avaliação deste paciente e muita coisa é resolvida direto na unidade, como restauração, limpeza, extração simples, ajuste de mordida e medicação”.

Nos casos em que o paciente tem o diagnóstico mais complexo, é encaminhado para o tratamento no Centro de Especialidades. Edison destaca que a equipe de saúde bucal da unidade de saúde cadastra o paciente no sistema de regulação do Ministério da Saúde, e então ele vai para uma fila única geral.

“Já chegamos a ter mais de 1,5 mil pacientes aguardando na fila apenas para tratamento de canal. Hoje estamos com menos de 20. A partir do momento que o paciente entra na fila, fazemos a avaliação dos riscos e, então, o agendamento com os dentistas, de acordo com a especialidade”.

O coordenador afirma que o tempo para atendimento varia de cada caso, mas atualmente leva, no máximo, um mês.

Especialidades

As especialidades atendidas pelo CEO são cirurgia oral; endodontia; periodontia; odontopediatria, inclusive, com teste da linguinha, e prótese. O local realiza ainda diagnóstico de lesões bucais e faz o atendimento de pacientes com deficiência.

Outro serviço disponibilizado pelo centro é a detecção de disfunção temporomandibular (DTM), um dos diferenciais do CEO, de acordo com Edison. “Fazemos desde o agulhamento, fisioterapia elétrica, até caso de condição cirúrgica”.

O tratamento de canal é a especialidade com mais demanda dentro do CEO, seguido pelas próteses.

Além dos pacientes de Brusque, o CEO atende também moradores de Guabiruba e Botuverá que são encaminhados pelas unidades de saúde desses dois municípios.

“Infelizmente não podemos atender as pessoas quando elas vêm direto aqui, precisamos seguir todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Cerca de 74% do território de Brusque é coberto por equipes de saúde bucal que atuam nas unidades de saúde e nossos índices são muito bons”.


– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo