Atendimento noturno beneficia trabalhadores de São João Batista
Programa Saúde do Trabalhador foi lançado na noite desta segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde do Centro
Os trabalhadores de São João Batista contam agora com o atendimento médico noturno na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Na segunda-feira, 11, a prefeitura lançou o programa Saúde do Trabalhador, promovido pela Secretaria de Saúde.
O projeto visa atender a população que trabalha em horário comercial e é impossibilitada de usar os serviços durante o expediente. Sendo assim, o horário foi estendido das 17h30 às 21h.
Inicialmente, serão realizadas dez consultas por dia, numa média de 200 atendimentos ao mês, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por agendamento prévio, que deve ser efetuado pelo trabalhador ou por familiar na recepção do posto, mediante a apresentação de documento de identidade com foto, Cartão Nacional do SUS e carteira de trabalho (ou último contracheque).
A secretária de Saúde, Karin Leopoldo, explica que a administração atendeu a um antigo pedido da população. “Espero que os trabalhadores e seus filhos possam ser atendidos e usufruam dos serviços que estamos oferecendo”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçado de São João Batista (Sintrical), Everton Quirino, ressaltou que a entidade também já oferece serviços semelhantes a esse depois do horário, como clínico geral e odontologia. “Quem ganha são todos os trabalhadores do município”.
Em sua fala, o prefeito Daniel Netto Cândido diz que, devido às crises enfrentadas durante o governo, precisou pensar em estratégias criativas.
Ele ressalta que, com o programa, a população não precisará ficar em filas de espera por atendimento ou ir à UBS de madrugada para conseguir uma ficha para consulta. “Tenho noção que não vamos resolver todos os problemas da população, mas precisamos avançar e criar mecanismos para ajudar também na economia do município, pois assim beneficiamos não somente o trabalhador, mas a indústria que não sofrerá mais com faltas dos funcionários”, avalia.
Serviços oferecidos
Todos os dias, a UBS Centro disponibilizará, das 17h30 às 19h30, atendimentos odontológicos. Já as consultas com clínico geral serão das 19h às 21h. A Farmácia Básica também ficará aberta durante todo o horário estendido para a entrega de medicamentos aos pacientes.
Um vez por semana, todas as terças-feiras, serão realizadas pequenas cirurgias, como retirada de unha, sinal ou procedimentos de pele. A UBS fica na esquina das ruas Luiza Girolla e Gilson Geraldo Sartori.
Economia no bolso
A trabalhadora Alessandra Ochoa Machado, 39 anos, aproveitou o primeiro dia do programa para uma consulta médica. Ela toma remédios controlados e, por isso, mensalmente precisa pegar a receita médica para ter acesso aos medicamentos. “Eu fiz uma cirurgia no coração e, por conta disso, preciso faltar o serviço todo mês. E tinha mais essa necessidade de consultar para pegar receitas”, diz.
Ela revela que, algumas vezes, para evitar a falta no emprego, pagava consultas particulares. “Cheguei a pagar R$ 70 para pegar somente uma receita”.
Cláudia Vargas Santos, 40, é cuidadora de idosos e com isso não tem como deixar o emprego para um atendimento médico. Ao saber do lançamento do programa, ela foi até a UBS levar seus exames ao clínico geral. “Eu fiz esses exames há algum tempo, mas nunca consegui voltar para mostrar. Agora com esse horário estendido, tive a oportunidade de trazer e ficar com a saúde em dia”, comenta.
Deputada elogia iniciativa
A deputada estadual Marlene Fengler (PSD) esteve em São João Batista na segunda-feira para participar do lançamento do Saúde do Trabalhador. Ela, que é presidente da Escola do Legislativo, garantiu que levará o programa para o repositório de boas práticas.
“Temos um projeto muito bacana na Escola do Legislativo que vai valorizar ‘gente que faz’. E essa iniciativa é muito interessante, porque mesmo com a falta de recursos nas prefeituras, São João Batista teve a criatividade para resolver um problema da população”, parabeniza.
Urgência e emergência
Além do atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde do Centro, o município conta também com outras sete UBS, dois postos de atendimento médico e a Clínica do Povo.
Para atendimentos de urgência e emergência, a população possui o Hospital Municipal Monsenhor José Locks, que atende 24 horas por dia, com dois médicos de plantão, todos os dias.