Atividades de alfabetização e reforço escolar são oferecidas gratuitamente na Unifebe
Atividades são destinadas às crianças de 6 a 10 anos de idade
Iniciam no dia 20 de setembro, as aulas gratuitas de reforço escolar para crianças de 8 a 10 de anos de idade. O projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) é aberto à comunidade e será realizado na Brinquedoteca da instituição.
A coordenadora do curso, professora Eliane Kormann, explica que o objetivo é auxiliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 5º ano. O foco é contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, escrita e raciocínio lógico. “As aulas virtuais impactaram e muito no processo de ensino aprendizagem das crianças. Foi a partir dessa demanda que percebemos a necessidade de ofertar as aulas de reforço escolar, trabalhando habilidades e competências de uma forma individualizada, de acordo com a necessidade de cada aluno”, salienta Eliane.
Para isso, primeiramente serão diagnosticadas as dificuldades de aprendizagem dos estudantes. O trabalho será desenvolvido por meio de estratégias pedagógicas que estimulem a compreensão e o conhecimento do aluno, por meio de dinâmicas, jogos, oficinas de leitura, produção de textos e resolução de problemas. Valorizando os saberes do estudante e o seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem.
A permanência do aluno no Projeto dependerá do seu processo para construir habilidades e competências nas áreas do conhecimento. As aulas de reforço serão realizadas presencialmente todas as segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, respeitando os protocolos de segurança em saúde.
Alfabetização e letramento
Além do projeto de reforço, o curso de pedagogia também desenvolverá o projeto de alfabetização e letramento. Será uma série de atividades para crianças de 6 a 8 anos, auxiliando-as no processo de leitura e escrita. A ação acontece às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30.
De acordo com a professora da Unifebe, a aprendizagem do sistema de escrita deve ocorrer contemporaneamente à aprendizagem dos usos sociais desse sistema. O trabalho será desenvolvido por meio de estratégias pedagógicas lúdicas, com a utilização de diferentes materiais e recursos, com foco nas práticas letradas.
As aulas também são gratuitas e serão realizadas na Brinquedoteca da Unifebe.
Os interessados em inscrever seus filhos nos projetos devem preencher o formulário no site.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube