Atividades em frente à policlínica marcaram o Dia Mundial da Saúde
Um dos objetivos foi levar mais informação sobre a depressão, doença que tem crescido ano a ano
Um dos objetivos foi levar mais informação sobre a depressão, doença que tem crescido ano a ano
Imagine uma boa roda de conversas intercalada por uma dança, alimentada por água e frutas com a possibilidade de realizar testes rápidos que permitem descobrir se está tudo bem com a saúde. Adicione a isso uma cama elástica destinada à diversão das crianças e orientações sobre saúde mental. Direcione essa imagem para frente da Policlínica de Guabiruba e terá o resultado de como foi em Guabiruba o Dia Mundial da Saúde, comemorado na sexta-feira, 7 de abril.
As atividades foram promovidas Secretaria de Saúde e tiveram o objetivo de levar informações sobre a depressão, tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 por ser uma das doenças que crescem ano pós ano. Pesquisa da OMS divulgada em março mostrou que na última década os casos de depressão aumentaram 20%.
“Estava passando aqui em frente com os meus filhos e resolvi parar e participar. Achei bem interessante, porque existem muitas pessoas com depressão e tem muito preconceito. Muitos acham que é besteira, outros não levam a sério”, relata Deise Martins, que participou das atividades no início da tarde de sexta-feira.
Ao lado dela estava Daiane Silva, que também aproveitou o dia para se exercitar e saber mais sobre a doença, que já envolveu pessoas da sua família.
A secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, enfatiza a importância da prevenção em saúde, mesmo se tratando de depressão. “Hoje temos uma série de pessoas tomando antidepressivos e precisamos mudar essa realidade, precisamos falar mais sobre depressão e ter consciência de que é mais fácil prevenir, tentar ter uma vida equilibrada, uma vida saudável, do que lidar com a doença”.