Atividades marcam o Dia Mundial da Água em Brusque
Desde esta segunda-feira, 21, ações acontecem no município com o objetivo de conscientizar os alunos
Nesta terça-feira, 22, é dia de conscientização, de olhar com mais responsabilidade para uma das mais importantes fontes de vida: a água. Por isso, a Rede Municipal de Educação de Brusque promove durante a semana diversas ações em alusão ao Dia Mundial da Água.
De segunda até a quinta-feira, 24, alunos do berçário até o Ensino Fundamental são motivados a realizar atividades internas e externas.
Hoje, os estudantes do 2º ano das Escolas de Ensino Fundamental (EEF) Dr. Carlos Moritz, Edith Gama Ramos, Rio Branco, Ponta Russa, Poço Fundo, Alexandre Merico, Edith Krieger Zabel e José Vieira Côrte participam de atividades educativas no Sesc. Os alunos do 9º ano da EEF Ângelo Dognini e da EEF Cedro Alto e Professora Augusta Knorring realizam a Trilha da Água na Reserva Particular do Patrimônio Particular (RPPN) Chácara Edith. Na quinta-feira acontece uma Caça ao Tesouro no Parque Zoobotânico, com os alunos do 5º ano da EEF Alberto Pretti.
A bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ana Julia Cunha, diz que o objetivo é tornar crianças mais sensíveis à causa. “Sem água não existiria nem um ser vivo, incluindo o ser humano. Queremos trazer essa conscientização para eles, para que possam ter atitudes melhores do que a geração de agora”.
Tema transversal
Ana Julia explica que como água é um tema de educação ambiental transversal, professores de várias disciplinas podem trabalhá-la. Ela conta que algumas escolas iniciaram ainda na semana passada a produção de trabalhos.
Na Alberto Pretti, no Limeira, os estudantes realizaram limpeza no ribeirão que fica atrás da escola. Eles percorreram cerca de 300 metros e retiraram 171 quilos de lixo, desde pneus, plástico, embalagens e garrafas pet. Os alunos ainda plantaram 100 árvores nativas a fim de recuperar a floresta ciliar desse trecho do ribeirão.
No CEI Ponta Russa as atividades também já foram cumpridas. A coordenadora pedagógica, Karine de Oliveira, diz que “a turma do Infantil III e o Pré pintou gotas, montou um chuveiro e por meio da música deram um banho de conscientização em todos da creche”. A turma do Infantil II trabalhou o ciclo da água e a turma do Infantil I confeccionou o peixe com pintura das mãos. “A música do peixe vivo fez parte da rotina e o berçário assistiu apresentações em meio a decoração do fundo do mar”, conta.