Atleta da natação brusquense representará a Seleção Catarinense no Troféu Chico Piscina
Competição ocorre entre 9 e 12 de outubro, em São Paulo
Conhecido como uma das principais competições do esporte de base do país, o tradicional Troféu Chico Piscina, disputado em Mococa, São Paulo, será realizado de 9 a 12 de outubro na cidade paulista. E como já vem ocorrendo nos últimos anos, Brusque novamente estará representada na competição. O brusquense Lucas Rech, que vem se consolidando como um dos principais nadadores do estado, vai representar a Seleção de Santa Catarina na disputa.
Lucas disputará a prova dos 100 metros livre e também vive a expectativa de poder ser utilizado nas provas de revezamento. Ele diz que há muito tempo já vinha buscando esse objetivo e mostra a felicidade com o feito. “Desde pequeno tinha o sonho de fazer brasileiro, pegar seleção, e estou me dedicando bastante para isso. Fiquei bastante feliz em saber que consegui essa vaga para representar a seleção catarinense em Mococa”, comenta o atleta.
O nadador é atleta da equipe Natação Brusque/FME e começou sua trajetória na piscina com apenas um ano e meio de idade. Agora, vive um dos principais momentos da carreira. “Quero chegar lá para fazer uma boa prova”, comenta ele, que divide o momento especial com a família. “Estão todos muito orgulhosos e me dando os parabéns. Querem que eu chegue lá e detone”, afirma, pouco antes de deixar uma mensagem. “Queria falar que se você tem um sonho, busque esse sonho. Se você treinar, vai chegar lá”, finaliza.
Palavra do treinador
Técnico do atleta, José Armando Vasquez Soto, o Bay, enaltece o amadurecimento de Lucas Rech nos últimos anos. Ele comenta que o nadador conquistou a vaga em virtude dos bons resultados obtidos nas seletivas realizadas durante a temporada. A última ocorreu no Campeonato Absoluto de Natação, há cerca de três semanas. “Essa seletiva ocorre todo o ano, geralmente levamos entre três e quatro nadadores, e este ano colocamos o Lucas Rech. O nível da natação tem melhorado bastante no estado, com atletas cada vez mais competitivos, o que tem tornado muito difícil conseguir essa vaga”, ressalta.
Bay diz que a expectativa é muito boa em cima do atleta, numa competição de alto nível, com atletas de todos os locais do país e até mesmo do exterior, com representantes argentinos e uruguaios. “É uma competição onde participam os melhores nadadores do país e de onde saíram grandes nadadores, como César Cielo. Com certeza, será uma oportunidade de muito crescimento pessoal para o Lucas, e uma motivação para que ele treine ainda mais”, afirma.
Ao mesmo tempo que enaltece o feito de Lucas Rech, Bay ressalta que outro atleta da equipe ficou muito perto da convocação. “Ficamos um pouco tristes pelo Arthur Assino não entrar. Ele ficou como primeiro reserva por 30 centésimos nos 400 livre. É um atleta de ponta também que temos. Ano passado ele conseguiu, mas esse ano, infelizmente, ficou de fora”, lamenta.