Atleta de Brusque busca vaga nas Olimpíadas
Cristiane dos Santos se classificou para a final dos 400m no Troféu Brasil Caixa de 2016
A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque participa do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2016 com seis atletas. Esta é uma das maiores delegações que a cidade já levou à competição – que ocorre neste fim de semana em São Bernardo do Campo (SP). O destaque é Cristiane dos Santos, que tem chances reais de conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos deste ano.
Leia também: Venda de lâmpadas incandescentes está proibida desde quinta-feira, 30
Cristiane disputou os 400 metros ontem e se classificou. “O objetivo é melhorar a marca e chegar entre os quatro para conseguir a vaga”, diz. A atleta afirma que o mais importante neste momento é a concentração para alcançar o objetivo. “Estou muito perto”, afirma. A final ocorre nesta sexta-feira, 1, à tarde.
O treinador da equipe, João Nunes, diz que a chance de Cristiane é importante, mas ressalta também a participação das outras atletas: Camila de Souza, Gilailce Trigueiro, Simone Ponte Ferraz, Carol da Rosa e Joice Maciel. Embora nem todas tenham chances de pódio em todas as competições, o simples fato de elas irem para um torneio da envergadura do Troféu Brasil é importante. Só participam da competição os 20 melhores atletas em cada prova, de acordo com o ranking Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Isto quer dizer que Brusque tem seis esportistas entre os melhores do atletismo brasileiro.
Camila já disputou a eliminatória nos 100m ontem, mas não se classificou. Gila, por sua vez, disputa o heptatlo. Ontem fez as provas de altura, de barreira, os 200m e o peso. Terminou o dia em sexto na classificação geral. Nesta sexta-feira, 1, a competição continua.
O Troféu Brasil é considerado a maior competição interclubes de atletismo da América Latina. Nesta edição, participam cerca de 800 atletas de 107 clubes, de 17 estados do país. Dentre os atletas estão os grandes nomes da modalidade no país, como Mauro Vinícius da Silva, o Duda, da equipe BMF&Bovespa. Além dos brasileiros, vários atletas de países convidados participam do troféu.