Atleta de Brusque conquista tricampeonato mundial de Beach Tennis
Vitória veio neste sábado, 6, em Moscou, na Rússia
A sala particular de troféus do brusquense André Baran acaba de ganhar mais uma importante peça. Depois de décadas dedicadas ao tênis de campo, é no Beach Tennis que o atleta vem encontrando mais ainda um caminho de conquistas. Neste fim de semana, o consagrado tenista protagonizou a campanha da Seleção Brasileira de Beach Tennis na conquista do Mundial da modalidade, por equipes.
O atleta, que treina e representa a Sociedade Esportiva Bandeirante, integrou a equipe na competição que contou com 12 seleções e iniciou na última terça-feira, dia 2 de julho. O evento foi sediado na capital da Rússia, Moscou. Foi o terceiro título mundial conquistado pela Seleção Brasileira de Beach Tennis.
Essa foi a terceira final consecutiva da equipe brasileira, que já havia faturado os títulos de 2013 e 2018. Nas últimas duas edições, as decisões foram contra a Itália, que desta vez parou na semifinal. Diante da Rússia, o Brasil encarou justamente os donos da casa na grande final, enfrentando não somente as duplas adversárias mas também a empolgada torcida local para se sagrar campeã.
Palavra de campeão
Multicampeão, Baran não escondeu a alegria ao faturar um caneco pela Seleção Brasileira de Beach Tennis. Ele destacou a importância da conquista. “Foi incrível, sensacional! É bom trabalhar com uma equipe unida desta forma, em que estão todos juntos. Foi um desafio muito duro jogar aqui contra a Rússia, mas conseguimos mais uma vez”.
Apesar da euforia com a conquista em Moscou, o brusquense já foca nas próximas competições da temporada. “Agora, vamos relaxar, descansar, mas logo vamos pensar no próximo desafio, em outubro, no Catar, para buscar outro grande resultado”.
Com esta conquista André deve subir algumas posições no ranking mundial, com a possibilidade de voltar a ocupar a 12ª posição.
Presente nos três títulos mundiais brasileiros, Vinícius Font também celebrou a conquista especial, que foi confirmada na vitória dele com o parceiro André Baran.
Vinicius Font foi a dupla de Baran durante a disputa em duplas no naipe Masculino. “Conquistar esse terceiro título é fantástico para mim, ainda mais jogando ao lado do Baran, que é meu parceiro. Não fizemos grandes jogos contra a Espanha e contra a Alemanha, mas na final foi simplesmente fantástico. Jogamos para cima, de forma agressiva e conseguimos fazer tudo o que queríamos”, frisou Font.
A campanha
O título geral por equipes é uma somatória dos resultados de toda a seleção, dividida em duplas no Masculino, no Feminino e em na categoria Mista, ou seja, entre casais. A campanha brasileira começou com a vitória sobre a Polônia por 3 a 0 na quarta-feira, 3. Na quinta-feira, 4, o time superou a Espanha por 2 a 1.
Na semifinal, disputada na sexta, a vitória foi sobre a Alemanha por 3 a 0. Na decisão deste sábado, 6, a disputa começou acirrada com o naipe Feminino, no qual as russas chegaram a abrir 5 a 1 no primeiro set da partida, mas Joana e Rafaella conseguiram reagir e garantir a virada.
Depois, André Baran e Vinícius Font garantiram o troféu com o triunfo sobre Sergey Kuptsov e Nikita Burmakin por 6 a 2 e 6 a 3. Burmakin, aliás, é o atleta número 1 do ranking mundial da modalidade. O confronto terminou com a disputa do jogo de duplas Mista, em que Marcela Vita e Thales Santos perderam para Irina e Nikita por 4 a 2, 1 a 4 e 10 a 7.