Atletas da escola Furacão Brusque se destacam em Portugal

Atletas surpreenderam e venceram maioria das partidas contra equipes portuguesas

Atletas da escola Furacão Brusque se destacam em Portugal

Atletas surpreenderam e venceram maioria das partidas contra equipes portuguesas

A primeira experiência no exterior dos atletas do Laboratório do Clube Atlético Paranaense de Brusque pode ser considerada um sucesso. Os jogadores da Escola Furacão foram até Portugal, no dia 4 de setembro, e retornaram na última segunda-feira. A viagem foi realizada com garotos da equipe sub-14 e 16. Ao todo, 25 atletas fizeram parte da delegação. O Laboratório é composto por jogadores de Brusque e Guabiruba.

A intenção dos organizadores do projeto foi propor um intercâmbio esportivo e cultural. Foram organizados jogos avaliativos com sete equipes portuguesas. Das 12 partidas disputadas, a Escola Furacão de Brusque venceu nove, empatou uma e perdeu duas.

Os resultados das partidas surpreenderam o coordenador técnico do laboratório, Marco Aurélio Chaves. “Nós fomos até lá com uma equipe compacta, sem banco de reservas. Os meninos jogaram no limite, e mesmo assim fizeram bons resultados”, explica Chaves. Não fosse o clima, os garotos poderiam desempenhar um trabalho ainda melhor, segundo ele. O calor foi intenso em Portugal na semana de intercâmbio. As duas únicas derrotas da equipe brasileira foram para o Sporting Clube de Portugal, agremiação que é referência em categorias de base. Cristiano Ronaldo, Figo, Nani e João Moutinho são crias do Leão português.

A viagem foi além das disputas nos campos sintéticos portugueses. Os atletas puderam conhecer cidades históricas, a culinária lusitana e também trocar experiências com os portugueses. “Uma parte do dia era jogo, e outra visita às cidades de Portugal”. A delegação catarinense passou por Porto, Viseu, Penalva de Castelo, Figueira da Foz, Repeses, Sátão, Molelos e a capital Lisboa.

Lusitanos mostram interesse

Um dos principais responsáveis pela viagem da Escola Furacão de Brusque até Portugal foi o observador técnico do Clube Atlético Paranaense, Osnildo Kistner. Ex-jogador de futebol profissional e morador de Brusque, Kistner atuou por cinco anos em terras lusitanas, defendendo o Sport Club Penalva do Castelo. Com os contatos que fez em Portugal, conseguiu fazer a ponte para a viagem dos atletas. “Queríamos proporcionar uma experiência internacional a esses meninos. Eles precisam conhecer o futebol europeu, que é referência no mundo todo”, explica.

Mas os próprios europeus se impressionaram com a equipe brasileira. Segundo o observador técnico, surgiram interesses e inclusive propostas de alguns ‘olheiros’ portugueses. “Não podemos fazer negociações com atletas tão jovens. Somente a partir dos 18 anos. De qualquer forma, os portugueses pediram o contato de alguns jogadores da Escola Furacão de Brusque. O que eles querem é que nós façamos esse acompanhamento para efetuar a contratação quando os jogadores atingirem a idade ideal”, explica.

O interesse é mútuo, segundo Kistner. Ele, que já dedicou parte de sua vida a um clube europeu, conta que os atletas estão empolgados ao ver que o sonho de defender times estrangeiros pode se tornar realidade. A viagem até Portugal apenas fortaleceu o desejo dos brusquenses e guabirubenses de, um dia, poder se destacar no exterior. “Como não tínhamos uma equipe ampla, com várias opções, os resultados obtidos vieram da qualidade individual dos atletas. Isso, com certeza, chamou a atenção”, disse Kistner, que não quis revelar o nome dos atletas procurados.

Aula de futebol

O intercâmbio foi visto pelos organizadores da viagem como uma troca de conhecimentos sobre o mundo da bola. Além dos passeios e das disputas com equipes portuguesas, os jovens atletas receberam palestras com ex-jogadores portugueses. Carlos Manuel Vaz Pinto, que se aposentou recentemente após defender o Clube Recreativo de Caála, passou um pouco da sua experiência aos meninos que começam agora na carreira futebolística. Vaz Pinto tem mestrado em ‘Treino Desportivo para Crianças e Jovens’.

A aula de futebol foi elogiada por Chaves. O coordenador técnico afirmou que toda a experiência adquirida em Portugal foi válida. Tanto que o grupo já planeja novas viagens para o ano que vem. “Vamos voltar para Portugal. Planejamos também um outro intercâmbio para a Itália com a nossa delegação”.

Jogos da Escola Furacão de Brusque em Portugal
Sub-14

Penalva de Castelo 1 x 8 Atlético Paranaense
Naval 0 x 3 Atlético Paranaense
Sátão (sub-16) 2 x 4 Atlético Paranaense
Os Repesenses 2 x 5 Atlético Paranaense
Sporting CP 1 x 0 Atlético-PR
Molelos 1 x 5 Atlético Paranaense

Sub-16

Penalva 1 x 4 Atlético Paranaense
Naval 0 x 4 Atlético Paranaense
Sátão (sub-18) 2 x 2 Atlético Paranaense
Os Repesenses 3 x 4 Atlético Paranaense
Sporting CP 5 x 1 Atlético Paranaense
Clube Desportivo de Tondela 0 x 2 Atlético Paranaense

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo