Atos cívico e simbólico marcam o aniversário de 161 anos de Brusque
Apesar da pandemia, cidade celebra data histórica
Apesar da pandemia, cidade celebra data histórica
Em comemoração aos 161 anos de colonização de Brusque, foram realizadas duas solenidades na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto.
Na prefeitura, o ato cívico teve hasteamento de bandeiras, pronunciamento de autoridades e a bênção ao município. Logo depois, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, o pavilhão da Fenarreco, um ato simbólico incluiu a vacinação de 161 moradores contra a Covid-19, o corte do bolo festivo, salva de palmas aos trabalhadores da saúde e a soltura de 161 balões brancos.
Pelo segundo ano consecutivo, face à pandemia do coronavírus, a cidade não teve o seu tradicional desfile comemorativo.
No ato cívico, realizado na prefeitura, o hasteamento das bandeiras foi efetuado pelos representantes das forças militares da cidade: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra do Exército.
Os hinos Nacional e de Brusque foram entoados pelo violonista Rodrigo Erbs. Em seus pronunciamentos, todas as autoridades enalteceram as qualidades de Brusque e de seus moradores: terra acolhedora e de gente que trabalha e luta pelo desenvolvimento.
Já o ato simbólico no pavihão da Fenarreco teve a vacinação de 161 moradores com idade de 34 anos ou mais que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Eles também foram presenteados com muda de flores, entregues por servidores da Secretaria de Saúde. Além disso, o ato contou com o tradicional bolo de aniversário, com o “Parabéns a Você” cantado pelas autoridades e servidores presentes. E para simbolizar a esperança da sociedade brusquense na superação da pandemia pelo coronavírus, o evento teve, ainda, a soltura de 161 balões brancos.
Para o prefeito Ari Vequi, gratidão é o sentimento que fica neste aniversário de 161 anos da cidade. Pelos colonizadores que aqui chegaram em 1860, por aqueles que aqui nasceram, os que escolheram a cidade para viver.
“Mas, especialmente neste ano, a maior homenagem é dedicada aos heróis da saúde, que estão na linha de frente desde o início deste que é um dos piores momentos da história, não só de Brusque mas do país e do mundo. Somos muito gratos pela sua dedicação extrema para que possamos retornar, o mais breve possível, à vida normal”, resume.
“É um dia para celebrarmos a vida e a esperança de dias melhores. Dia de celebrar, comemorar e agradecer”, destaca o vice-prefeito, pastor Gilmar Doerner.