X
X

Buscar

Atos cívico e simbólico marcam o aniversário de 161 anos de Brusque

Apesar da pandemia, cidade celebra data histórica

Em comemoração aos 161 anos de colonização de Brusque, foram realizadas duas solenidades na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto.

Na prefeitura, o ato cívico teve hasteamento de bandeiras, pronunciamento de autoridades e a bênção ao município. Logo depois, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, o pavilhão da Fenarreco, um ato simbólico incluiu a vacinação de 161 moradores contra a Covid-19, o corte do bolo festivo, salva de palmas aos trabalhadores da saúde e a soltura de 161 balões brancos.

Pelo segundo ano consecutivo, face à pandemia do coronavírus, a cidade não teve o seu tradicional desfile comemorativo.

No ato cívico, realizado na prefeitura, o hasteamento das bandeiras foi efetuado pelos representantes das forças militares da cidade: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra do Exército.

Os hinos Nacional e de Brusque foram entoados pelo violonista Rodrigo Erbs. Em seus pronunciamentos, todas as autoridades enalteceram as qualidades de Brusque e de seus moradores: terra acolhedora e de gente que trabalha e luta pelo desenvolvimento.

Já o ato simbólico no pavihão da Fenarreco teve a vacinação de 161 moradores com idade de 34 anos ou mais que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Eles também foram presenteados com muda de flores, entregues por servidores da Secretaria de Saúde. Além disso, o ato contou com o tradicional bolo de aniversário, com o “Parabéns a Você” cantado pelas autoridades e servidores presentes. E para simbolizar a esperança da sociedade brusquense na superação da pandemia pelo coronavírus, o evento teve, ainda, a soltura de 161 balões brancos.

Para o prefeito Ari Vequi, gratidão é o sentimento que fica neste aniversário de 161 anos da cidade. Pelos colonizadores que aqui chegaram em 1860, por aqueles que aqui nasceram, os que escolheram a cidade para viver.

“Mas, especialmente neste ano, a maior homenagem é dedicada aos heróis da saúde, que estão na linha de frente desde o início deste que é um dos piores momentos da história, não só de Brusque mas do país e do mundo. Somos muito gratos pela sua dedicação extrema para que possamos retornar, o mais breve possível, à vida normal”, resume.

“É um dia para celebrarmos a vida e a esperança de dias melhores. Dia de celebrar, comemorar e agradecer”, destaca o vice-prefeito, pastor Gilmar Doerner.