X
X

Buscar

Audiência pública esclarece possibilidade de fusão de pequenos municípios catarinenses

Estudo do Tribunal de Contas indicou falta de viabilidade financeira de cidades com menos de 5 mil habitantes

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, participou recentemente de audiência pública, realizada em Ibirama, cujo objetivo foi discutir a situação financeira dos municípios pequenos catarinenses. Na prática, a audiência serviu principalmente para afastar rumores de que municípios com menos de 5 mil habitantes poderiam ser incorporados a outros, maiores.

Esses rumores ganharam força nos últimos meses a partir de estudo elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), no sentido de que boa parte dos municípios pequenos não arrecadam sequer o suficiente para sua manutenção básica e, na prática, poderiam se tornar distritos.

Veja também:
Formadas por voluntários, brigadas de incêndio das empresas auxiliam trabalho dos Bombeiros de Brusque

Motociclista fica ferido após cair em buraco, na rua São Pedro

Justiça nega pedido para desbloqueio de bens feito por filho do ex-prefeito Ciro Roza

Isso alvoroçou representantes políticos dessas cidades, que ficaram preocupados com a possibilidade de perda de autonomia.

Preocupados, moradores de Botuverá levaram até uma faixa à audiência. “Botuverá quer continuar sendo independente”, estava escrito no cartaz branco.

Segundo Nene, no entanto, isso não irá acontecer. Ele diz que, na audiência, representantes da Assembleia Legislativa e do TCE-SC descartaram a hipótese.

O foco, explica, está em evitar a criação de novos municípios em Santa Catarina, justamente pela questão da falta de sustentabilidade financeira. No Vale do Itajaí, Doutor Pedrinho e Botuverá se enquadram na categoria alvo de estudo no TCE-SC, por terem, segundo o IBGE, menos de 5 mil habitantes, dado de 2010, já defasado.

“O TCE explicou que na verdade será uma discussão para o planejamento sobre abertura de novos municípios, não de fusão ou incorporação de municípios já existentes, ea audiencia pública clareou um pouco isso”, diz o prefeito, o qual ressalta que o município, apesar de pequeno, é sustentável.

“Se nós voltássemos a ser distrito de Brusque, Brusque não consegue investir o recurso que hoje Botuverá investe diretamente na população”, ressalta o prefeito..

Sustentabilidade
O prefeito reconhece, no entanto, a necessidade de se rediscutir a sustentabilidade dos pequenos municípios. Na sua avaliação, somente a revisão do pacto federativo, e uma nova forma de distribuição de recursos, com a maior parte deles permanecendo nas prefeituras, em vez de ir para a União.

Veja também:
Ouvidoria da Câmara de Brusque recebeu menos de 40 manifestações em 2018

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Cinco famílias são multadas por transportar crianças sem cadeirinha em Blumenau

“Isso resolveria tudo, O ministro [da economia] Paulo Guedes falou abertamente que ele quer que isso aconteça”, diz o prefeito.

“Os pequenos municípios assumiram muita responsabilidade em programas sociais do governo federal, e o próprio governo do estado, às vezes, não cumpre todos os papeis definidos, e os municípios acabam tirando recursos de seu orçamento para manter coisa que é do governo”.