Eliz Haacke
Aula magna do curso de Medicina da Unifebe lota teatro do Cescb
Instituição utilizou da metodologia ativa para desenvolver as aulas
Foi dada a largada no início das aulas do curso de Medicina da Unifebe. A aula magna que marca esse momento aconteceu na noite desta quarta-feira, 20, no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). A cerimônia contou com a participação dos 40 alunos e seus respectivos padrinhos, familiares, docentes do curso e autoridades.
Após a fala das autoridades, foi realizada uma palestra com o neurocirurgião Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM) e com André Luis Fernandes Palmini, médico neurocientista.
O curso utilizará da metodologia ativa de aprendizagem, na qual desde o primeiro semestre os alunos já terão experiências práticas. Apesar de ser antiga, a metodologia é novidade na região. A instituição garante que não visa formar apenas profissionais da saúde, mas pretende colocar no mercado médicos com caráter humanista.
O coordenador de Medicina da Unifebe, Osvaldo Quirino de Souza revela que o curso é de extrema importância para cidade, região e a própria instituição. Ele considera que será um divisor de águas no aspecto da saúde, educacional e socioeconômico.
“A Unifebe era uma universidade local e regional e hoje passa a ser nacional porque o curso de Medicina atrai pessoas de todo país para cá”, enfatiza.
A primeira turma é formada por alunos do Paraná, Rio Grande do Sul e a maior parte de Santa Catarina, sendo sete estudantes de Brusque.
Para Linhares o curso valoriza a medicina local e da região. Ele acredita que a cidade conta com grandes profissionais e agora se tornará “um centro de referência ainda maior com a faculdade”.
O curso surgiu na gestão do atual reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy que considera esse momento especial para o legado da instituição. Ele garante que essa é a entrada definitiva da Unifebe na área da saúde. “Estamos com muita alegria e orgulho formalizando o início das aulas de Medicina”, revela.
A reitora eleita, Rosemari Glatz afirma que o curso foi planejado e elaborado com responsabilidade. “É um momento que marca uma transição não só da universidade, mas da comunidade regional”, enfatiza.
O secretário de Saúde, Humberto Fornari acredita que o evento é o pontapé para que a saúde de Brusque tenha um novo rumo. Para ele, se 20% dos alunos depois de formados atuarem na cidade, essa mão de obra poderá ser aproveitada pelo município.
Conforme Fornari, hoje o principal motivo para saída dos médicos da cidade é pela busca de residência médica, mestrado ou até mesmo doutorado. Com a faculdade de Medicina no município, ele acredita que haverá oportunidade para que esses profissionais se especializem e possam continuar em Brusque.
O prefeito Jonas Paegle avalia que esses alunos futuramente irão melhorar a qualidade da assistência médica municipal. Ao discursar para a plateia, ele relatou como foi o primeiro dia de aula quando teve que estudar um cadáver e também incentivou os estudantes.
Expectativa dos alunos
Eduarda Paitl Agostinho, 17anos, sonha desde os nove anos em fazer Medicina. Ela revela que desde então seguiu uma caminhada com muitos estudos e dedicação. Além disso, Eduarda escolheu a instituição por ser brusquense e pretende no futuro trabalhar no município.
O calouro Bruno Arnon Bittencourt, 28, garante estar empolgado e com as melhores expectativas. Ele realizou uma arrecadação virtual para conseguir realizar o sonho de ingressar no curso. A vaquinha encerra no dia 25 deste mês e o estudante conseguiu arrecadar pouco mais de R$ 10 mil.
“Para o futuro o meu interesse é talvez fazer uma residência fora, mas voltar para atuar aqui. Eu moro aqui há muito tempo e quero retribuir a sociedade”, revela.
Programação
Quinta-feira – 21/2:
Manhã
8h: Palestra com Dr. Fernando Arruda, da Empresa CSanmek
Local: Auditório do Bloco C da Unifebe
Tarde
14h: Visita aos principais pontos turísticos de Brusque – Saída da Unifebe
Noite
18h30: Apresentação do Coro Unifebe
Palestra com Leopoldo Back, vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina
Palestra sobre a plataforma educacional para pais alunos e professores
Local: Auditório do Bloco C da Unifebe
Sexta-feira – 22/2:
Manhã
8h: Separação dos grupos juntamente com os tutores
Local: Auditório e salas 05, 06, 07 e 08 do Bloco C
Tarde
14h: Visita ao Complexo Azambuja e ao Hospital Azambuja – Saída da Unifebe