Aulas presenciais nas escolas municipais de Brusque devem retornar em fevereiro
Secretária de Educação espera que haja melhora na situação da pandemia para que volta seja tranquila
A volta às aulas nas escolas municipais de Brusque está programada para 8 de fevereiro, de acordo com a secretária de Educação, Eliani Buemo. Ela relata que as escolas estão todas prontas para voltar a receber os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental normalmente, com todas as estruturas e serviços padrões, como a merenda.
“Até lá, espero muito que a vacina chegue, que tenhamos uma boa notícia em 25 de janeiro [data prevista para vacinação do governo de SP], e que a gente possa voltar mesmo, porque está todo mundo precisando. Estou atendendo a muitos pais, há pouco atendi dois, desesperados, querendo saber de fato quando vai voltar. Nosso calendário aponta 8 de fevereiro. E vamos trabalhar nesta toada.”
Em 21 de janeiro, os professores voltam às atividades. A princípio, a situação atual não impediria o retorno às aulas. Haveria, contudo, alguns cuidados e restrições, especialmente quanto a alunos, professores e demais funcionários que integrem grupos de risco.
“A educação passou a ser atividade presencial, mas dentro dos regramentos estão alguns percentuais [de ocupação]. Continua aquela mesma questão. Hoje, estamos no risco grave, que dá muito mais possibilidades”, comenta a secretária.
“Não queremos pensar muito nestas coisas [possíveis obstáculos que impeçam o retorno das aulas]. Queremos pensar em 8 de fevereiro, estamos nos preparando para a volta.”
Rede estadual
Os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina iniciam as atividades do ano letivo de 2021 em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro.
Essas informações estão no calendário letivo enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para orientação das coordenadorias regionais e escolas.
No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 inicia com a semana pedagógica, no período de 03 a 12 de fevereiro, com o objetivo de assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.
O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19. Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o Tempo Escola e o Tempo Casa.
O Tempo Escola consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. Já as atividades pedagógicas que compõem o Tempo Casa, podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais.