Aumenta procura pelos centros de treinamento de futebol na região

Crianças a partir de três anos já são alunas das escolinhas

Aumenta procura pelos centros de treinamento de futebol na região

Crianças a partir de três anos já são alunas das escolinhas

A disciplina que o esporte proporciona chamou a atenção de vez dos pais de jovens de Brusque e região. A cada ano, as escolinhas de futebol registram aumentos nas inscrições de crianças interessadas em dar seus primeiros toques na bola. Com a ausência dos pais em períodos do dia devido o trabalho, a opção dos centros de treinamento é uma das mais escolhidas.

Os responsáveis pelas escolinhas foram unânimes ao falar sobre a expectativa da participação de novos atletas em 2016: novos alunos vão surgir aos montes. No Santos Dumont, foram 200 cadastros na escolinha no ano passado. No fim do ano, contudo, 150 alunos permaneceram, como explica o coordenador do projeto, Andreone Reis. “Muitos encontram outras atividades para fazer durante o resto do ano e por isso abandonam, mas a grande maioria continua”, explica.

Além de estimular a atividade física desde o início da formação dos jovens, todas as escolinhas iniciam os aspirantes a jogador de futebol em competições regionais, estaduais e até mesmo nacionais. Os atletas que mais se destacam conquistam vagas nas equipes de rendimento da região, que normalmente faturam títulos durante o ano.

Desde cedo

Brusque é hoje o município que atende as mais variadas idades na região. Crianças a partir de três anos e meio já podem ser encontradas nos gramados da cidade. Segundo Reis, o pioneiro a oportunizar o futebol para as crianças mais novas na região foi o clube do bairro Santa Terezinha. “Nós vimos que quando a criança atinge uma altura determinada, já pode começar a dar seus chutes. Fomos os primeiros a trabalhar com as categorias mais novas. Depois outros clubes viram o sucesso que isso nos trouxe e também apostaram nas crianças”, explica.

E é justamente nesta faixa etária, entre três anos e meio e cinco, que Reis constatou um aumento na procura dos pais. “Toda semana a gente é procurado, seja nas redes sociais ou nos telefones disponíveis”, explica. Segundo o coordenador, a iniciativa de inscrever o jovem parte tanto dos pais quanto dos próprios filhos. “Muitas vezes as crianças passam aqui pelo clube de carro, veem o trabalho feito no campo e se interessam”, explica.

A participação dos pais é um fator importante para o desenvolvimento dos jovens na escolinha. Segundo Reis, no Santos Dumont foi criado uma comissão de pais que sugerem e se envolvem com o projeto da escolinha. “Esse é o segredo para que o nosso trabalho sempre evolua”, explica.

Os jovens de Brusque e região também podem aprender o futebol no Clube Esportivo Paysandú. A partir da próxima segunda-feira abrem as inscrições para a escolinha do Alviverde da Pedro Werner. “Queremos ultrapassar o número de inscritos do ano passado, que já tinha superado expectativas. Contamos com um grupo de cerca de 140 alunos em 2015”, explica Valmir Dutra, o Chodi, coordenador do projeto no Paysandú.

Mesmo antes de abrir as inscrições, contudo, Chodi explica que o telefone tocou muitas vezes. “Tem bastante pai querendo inscrição e vaga na escolinha. Este ano teremos mais profissionais trabalhando também, e com isso o plantel será melhor acolhido”.

Pequenos campeões

Um dos projetos mais vitoriosos da região é o da Afeg, de Guabiruba. O clube participa durante todo o ano de competições em todos os níveis, frequentemente erguendo canecos. A associação também registra aumento todos os anos. “Nós oportunizamos a todos, e quem se destaca têm a chance de participar das competições”, explica Márcio Cesari, coordenador do projeto. Na próxima semana, a equipe defenderá Guabiruba na Copa Eco-Turística do Mercosul, em São Paulo, enfrentando equipes de todo o Brasil e também de alguns países vizinhos.

Como não faltam categorias para disputar em Brusque, alguns atletas seguem jogando por muitos anos juntos e desde pequenos. Um dos casos mais conhecidos é o do Santos Dumont, que foi campeão do campeonato amador de Brusque este ano com equipe cerca de 70% feita de atletas que disputam o futebol juntos desde os dez anos .

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo