X
X

Buscar

Aumento das temperaturas requer cuidado com animais peçonhentos

Apenas no mês de novembro, 10 acidentes foram registrados na região

Com a chegada do calor e a proximidade das festividades de final de ano, se tornam cada vez mais comuns as roçadas e limpezas em terrenos espalhados por Brusque. Além disso, neste período, é normal que os cidadãos decidam organizar suas casas, garagens e galpões.

Junto do aumento das temperaturas, animais peçonhentos como aranhas, lagartas, escorpiões e cobras ficam mais presentes em áreas urbanas, muitas vezes escondidos em montes de folhas, madeiras, entulhos ou arbustos.

“Só no mês de novembro registramos quatro acidentes por cobras, sendo dois moradores de Guabiruba, um de Botuverá e um de Brusque; cinco por aranhas e um por lagarta. Destes acidentes, tivemos um por cobra e um por aranha considerados grave”, ressalta Natália Cabral Marchi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Brusque e integrante da equipe do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Marchi explica que em caso de picada, a vítima deve procurar a emergência do Hospital Azambuja o mais rápido possível para avaliação médica e possibilidade, ou não, de recebimento do soro antiveneno.

“Diante dos números e considerando que um dos casos resultou no óbito de um morador de Botuverá por acidente com cobra, entendemos a importância de emitir um alerta a população quanto ao uso de botas ao realizar a limpeza dos terrenos, cuidados com as mãos ou mexer em entulhos e limpar os arredores das casas; também é salutar que elas evitem acúmulos de objetos/lixo nos locais”, finaliza.