Autor de Brusque lançará dois livros após receber subsídio do Fundo de Apoio à Cultura
Obras de ficção científica acontecem durante a Segunda Guerra Mundial e envolvem personagem local
Obras de ficção científica acontecem durante a Segunda Guerra Mundial e envolvem personagem local
Jorge Deichmann lançará dois livros no formato físico no dia 7 de dezembro, durante o Sábado Fácil. Codinome Lady Trix e Codinome Lady Trix 2 – Busca de Landauer serão lançados durante um evento na Livraria Graf, no Centro de Brusque. O autor estará no estabelecimento para autografar as obras e conversar com os fãs.
Para lançar o kit com os dois livros, Deichmann participou do edital do Fundo de Apoio à Cultura, da Fundação Cultural de Brusque e recebeu subsídio para imprimir 2 mil cópias, sendo mil do primeiro e mil do segundo livro. “Segundo eles, o meu projeto foi a primeira obra de ficção literária aprovada pelo fundo. Foi uma novidade pois passou um projeto que não era uma obra simplesmente histórica, mas também ficcional”, afirma o autor.
As obras, que já eram vendidas por e-book (livro virtual) na Amazon, retratam a história
de um espião durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940. “É uma história de ficção científica com espionagem em que é formado um agente secreto brusquense”, destaca.
A história do segundo livro começa durante um jogo do Paysandu em um domingo à tarde. O protagonista, Bruno Helser, passa por diversas ruas e pontos marcantes da história brusquense. “Meu personagem vagueia por essas paradas da cidade, o que torna ele especial para o público de Brusque”, explica.
Segundo ele, seis capítulos do segundo livro se passam em Brusque durante 1941, motivo pelo qual o projeto foi aprovado. Esse fato também foi uma das estratégias do autor que traz o contexto histórico aliado com a conjuntura local.
“Penso que muitas obras feitas sobre Brusque são voltadas para um público bastante restrito, o pessoal da família que está sendo retratada ou o pessoa da cidade que vai ler. Minha estratégia é diferente, tratar um tema universal. A a espionagem e a Segunda Guerra Mundial são temas que interessam um público muito vasto e coloco a cidade no bojo da história”.
Além de escrever as obras, o designer gráfico também foi responsável pela diagramação e o projeto gráfico dos títulos.
Deichmann afirma que é um leitor assíduo e gosta de vários gêneros literários. “Leio da Divina Comédia até Santo Agostinho e Nietzsche. Sendo bom, eu leio tudo”.
Por trabalhar com design e ter muita criatividade, ele acredita que isso também influenciou na hora de escrever as histórias. Além disso, o autor é apreciador do cinema. “Quem ler os meus livros percebe que tenho uma escrita que é quase televisiva. É de alguém que foi educado através de imagens e letras”, destaca.
Deichmann avalia o lançamento como a realização de um sonho. “Sempre sonhei em ter um livro meu exposto na Graf e isso vai acontecer. Você não sabe o valor disso”, declara.
Agora o autor pretende escrever o terceiro livro e finalizar a trilogia de Codinome Lady Trix. “Devo encerrar a trilogia e dali emergir um personagem recorrente”, pontua. Como ele ainda não começou a escrever a próxima obra, ainda não existe data para lançamento.