X
X

Buscar

Autor produzirá segunda edição de livro que conta história da região por meio de fotografias

Obra deve abordar a evolução de Brusque, Guabiruba e Botuverá e terá mais de mil fotos

Após publicar o Almanaque Memória Ilustrada das Cidades, em 2013, Eduardo Alencar de Azambuja está preparando um novo projeto para lançar a segunda edição do livro. Desta vez, a obra será intitulada como Memória Ilustrada da Cidade – transporte, comércio, indústria, prestação de serviços e famílias. Além de contar a história de Brusque, ele também quer abordar a evolução de Guabiruba e Botuverá.

O autor pretende trazer mais de mil fotos nas 200 páginas do livro. Os trabalhos começarão efetivamente entre final de agosto e início de setembro. Ele acredita que a obra estará pronta em três anos.

Segundo o autor, a decisão para lançar a segunda obra veio após pedidos de pessoas que tiveram contato com a primeira edição. “A cidade cresceu muito e está na hora de fazer o segundo livro”, diz. “Para mim isso é muito gostoso de fazer. Tenho uma infinidade de fotos muito bonitas”, declara.

O primeiro livro
Há alguns anos ele fez o livro Memória Ilustrada do Comércio de Blumenau, que retratava, de forma resumida, a evolução do comércio no município com diversas fotos. A publicação chamou a atenção do empresário brusquense Tato Zen, já falecido. Em conversas com o autor, ele sugeriu que fosse feito um trabalho semelhante em Brusque.

Segundo Azambuja, ele relacionou os acontecimentos do mundo com os do município em cada período para contar a história. “Vou contando a cronologia e encaixando a história de Brusque no meio. Fica interessante para qualquer leitor. Uma pessoa fora de Brusque pode se situar no plano nacional e ler a história da cidade”, diz.

Ele contou com o apoio de algumas entidades para viabilizar o projeto, como a Ampebr, CDL, Acibr e Sinduscon. Também afirma que, devido à divulgação do jornal O Município, conseguiu o apoio dos moradores. “Eu conseguia as fotos antigas originais, entregava para o jornal e vocês postavam. Isso ia estimulando as pessoas a entregarem as fotos”, diz.

O autor afirma que o livro foi um sucesso, pois todos os cinco mil exemplares foram vendidos.

“Erico Zendron foi uma pessoa que me ajudou muito. Daí comecei a projetar o segundo livro. Em vez de ser só o comércio, quero trazer a memória ilustrada da cidade”, diz.

Segunda obra
Com o passar do tempo, Azambuja recebeu novas fotos. Para não deixá-las no limbo, surgiu a ideia da segunda publicação. Agora o autor pretende trazer a evolução da indústria, transporte, comércio, prestação de serviços e famílias.

A forma de contar a história permanecerá a mesma, no entanto, a nova edição terá mais espaço para as fotos. “No outro eu coloquei mais fotos, mas eu errei porque elas ficaram pequenas e pouco visíveis”, esclarece.

“De todos os 11 livros que eu fiz, esse foi o mais prazeroso, porque a cidade abraçou a iniciativa, foi tão legal”, declara.

Ele estima que a produção levará três anos, sendo dois para coletar o material e um para diagramação, revisão e impressão, além de conferir os sobrenomes das famílias locais. Até o momento, ele não sabe quanto custará cada exemplar do livro.