Avião sobrevoará Brusque para atualizar coordenadas da cidade

Trata-se de uma das etapas do projeto da equipe do Geo Brusque

Avião sobrevoará Brusque para atualizar coordenadas da cidade

Trata-se de uma das etapas do projeto da equipe do Geo Brusque

Um avião sobrevoará Brusque com objetivo de atualizar as coordenadas aéreas do município. A iniciativa é mais uma etapa do projeto da prefeitura encabeçado pela equipe do Geo Brusque, que atua no mapeamento da cidade com intuito de auxiliar diversas secretarias do governo municipal.

Até o momento, o primeiro voo ainda não ocorreu. Entretanto, pode acontecer a qualquer hora. A tripulação está de prontidão e aguarda a melhora das condições climáticas.

Os voos devem acontecem em seis ocasiões, decolando do aeroporto de Navegantes durante o período entre 9h e 15h. Conforme o plano de voo, a aeronave percorre o perímetro urbano municipal, o que corresponde a 157,7 quilômetros quadrados, em eixos de direção Norte-Sul, fotografando com os equipamentos a bordo.

“O voo acontece conforme o plano de voo apresentado pela empresa, que é resultado de uma série de avaliações técnicas da equipe de engenheiros sobre a melhor forma de se proceder, considerando a porção do território municipal que foi levantada”, afirma o arquiteto e urbanista da prefeitura Ricardo Laube Moritz.

A empresa responsável pelo serviço é a Aerocarta, vencedora da licitação. Trata-se da mesma empresa que realiza o levantamento terrestre, com um carro que percorre mais de 700 quilômetros por todas as ruas de Brusque para fotografar os espaços públicos.

Na prática, o aerolevantamento seria a terceira etapa do projeto da equipe do Geo Brusque. Primeiro, foram levantados pontos no território do município. Depois, o mapeamento móvel, com o carro; e o terceiro, o aerolevantamento.

Para que fosse possível a realização do voo, a prefeitura passou por vários processos desde a contratação da empresa. Uma delas, o planejamento e mobilização da aeronave. Foi necessário, também, a autorização do Ministério da Defesa para realização do voo.

Equipe do Geo Brusque visitou aeronave no dia 11 de março, em Navegantes. Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Efeitos do voo

A prefeitura contará com um sistema atualizado de dados que serão produzidos pela empresa na nova cartografia municipal, com a produção em escritório das imagens em escala 1:1000.

Há possibilidade, ainda, de que estes dados sejam disponibilizados para acesso da comunidade, tanto o aerolevantamento quanto o mapeamento móvel, conforme detalha o arquiteto e urbanista Ricardo.

“Estas imagens poderão, a critério da gestão municipal, ser disponibilizadas para consulta dos cidadãos em portais virtuais. Trata-se de um objetivo final da contratação deste serviço: o fornecimento de cartografia e mapeamento municipal oficial para a população”, comenta.

O avião

A aeronave é de propriedade da Aerocarta e conta com uma tripulação. Sendo assim, não realiza voos controlados de forma remota, com drones. O avião foi especialmente adaptado para realizar os aerolevantamentos.

A bordo estão instalados uma série de equipamentos, que vão desde câmeras e escâneres para tomadas dos dados, até equipamentos que fazem o posicionamento geográfico automático dos dados e da aeronave, auxiliando na pilotagem, para atender a necessidade de altura e posição do voo.

“Com a qualidade dos equipamentos, a tarefa pode ser conduzida por apenas duas pessoas, sendo o piloto e o operador de equipamentos especiais, que seguem a bordo”, finaliza Ricardo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo