Uma baleia-jubarte encalhou e veio a óbito próximo à zona de arrebentação da Praia Grande, em São Francisco do Sul, no Norte do estado, nesta quinta-feira, 10.
O Projeto de Monitoramento de Praias – (PMP) da Univille se deslocou até o local no período da noite, encontrando a baleia-jubarte ainda com vida. A equipe responsável pelo kit de desencalhe de grandes cetáceos do PMP do Instituto Australis foi contatada, seguindo as orientações do Plano Nacional para Atendimento a Encalhe de Grandes Cetáceos.
De acordo com informações do PMP Univille, o animal estava caquético, com baixa frequência cardíaca e respiratória. Também apresentava um forte quadro de debilidade associado a grande quantidade de piolhos de baleia, chegando a formar manchas em diversas regiões do corpo.
A baleia foi monitorada durante a noite e foi à óbito por volta das 6h da manhã.
De acordo com a equipe técnica composta de veterinário, necropsista e biólogos, a baleia é um indivíduo subadulto de 12 metros de comprimento e peso estimado em 20 toneladas. A equipe do PMP Univille está no local realizando o procedimento de necropsia no animal.
Segundo o coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, esta é a sexta baleia-jubarte que encalha no litoral catarinense neste ano e a de número 69 no litoral brasileiro.