O Baleia Rosa está no ar desde 13 de abril, no Facebook. Em pouco mais de uma semana, a página foi curtida por mais de 200 mil pessoas. O jogo tem seu site oficial www.baleiarosa.com.br e também conta com páginas no Twitter e Instagram. Os criadores preferem não se identificar, pois creem que as pessoas se sentem mais à vontade em desabafar e procurá-los.
Com o público alvo inicial sendo adolescente, o Baleia Rosa conquistou também seguidores adultos. O jogo foi criado com 80 desafios, mas selecionaram a dedo até chegar aos 50 para, futuramente, propor novos conjuntos de desafios.
Desde que o Baleia Rosa foi criado, os fundadores foram procurados por pessoas que precisavam de ajuda, que se sentiam sozinhas de algum jeito. Para casos complexos, eles estão reunindo psicólogos que atendem gratuitamente nas redes sociais.
Em contraponto à Baleia Azul, o Baleia Rosa propõe aos participantes a contar piadas, ser gentil, desenhar, “escreva na pele de alguém o quanto você a ama”, “poste uma foto usando a roupa que te faz sentir bem”, fazer carinho em alguém, e etc. O jogo os desafia a se amar do jeito que são!
Assim como o Baleia Azul, o Baleia Rosa também é feito pela internet, e os desafios tem de ser postados nas redes sociais, pois o mentor estará te observando. Os diferenciais são os desafios visarem o bem-estar pessoal, serem para o bem, tanto do participante quanto de todos ao seu redor, e que os mesmos não são dados em um grupo fechado, nem é necessário um convite obscuro pra iniciar.
O Baleia Azul tem deixado milhões de pais, amigos, irmãos e vizinhos preocupados com os jovens ao seu redor. O Baleia Rosa veio para tranquilizá-los.
Cristiane de Souza – 16 anos – E.E.B. João Hassmann