X
X

Buscar

Banda Claviceps Purpurea, de Brusque, lança álbum “Mar Aberto”

Lançamento será feito em 19 de março

Já está disponível o pre-save do álbum “Mar Aberto” da banda catarinense de rock progressivo Claviceps Purpurea através do link cutt.ly/MarAberto.

Além do lançamento digital em 19 de março de 2021, o álbum “Mar Aberto” também será vendido em formato CD a ser comercializado. O projeto também prevê a disponibilização via YouTube de um show com as novas músicas da banda.

A Claviceps Purpurea foi formada em 2005 e já lançou três álbuns, dois EPs e um single.

Mar aberto

Segundo o vocalista Luis Fernando Machado “o processo de composição levou em conta a música ‘Mar Aberto’ como conceito para o álbum. Além dela, ‘Fundo das Águas’ também foi criada dentro desta proposta. As demais músicas foram moldadas dentro do conceito, mas tudo sempre a partir de metáforas, o que é interessante pois permite a quem estiver escutando a música criar significados de uma forma totalmente original”.

Ele explica que a música de abertura as frenéticas guitarras de Felipe Zen e a marcante batera de Gustavo Gamba misturam-se à voz de Luis Fernando Machado dando início ao enredo de Mar aberto onde o “Nó de cunho” apresenta as dificuldades que nos fazem ser castigados pela natureza. Na sequência, “Março e abril” transporta-nos para um sonho antes mesmo de que possamos perceber que estamos imersos nele.

Desafiando a razão, é “Mar aberto” que propõe ser o tempo quem indica a hora de içar novas velas. A deriva em que uma necessidade nos coloca aparece em “A resposta”, quando nada mais se faz necessário. “Diário de bordo” narra os encontros e desencontros pelos quais passamos, numa belíssima história que se desenrola quando tudo mais está inerte. É a partir daí que despertamos e percebermos que somos prisioneiros de situações nas quais não desejamos e que, par anos livrarmos, se faz necessário “Reformar desejos”. Por fim, basta um segundo para que sejamos levados para o “Fundo das águas”.

“Mar Aberto”, o quarto álbum da banda, conta com sete músicas: Nó de cunho, Março e abril, Mar aberto, A resposta, Diário de bordo, Reformar desejos e Fundo das águas. Embora o álbum tenha um conceito bem definido, Machado esclarece que enquanto a música “Mar aberto” foi criada entre 2012 e 2013, “Nó de cunho” é bem mais recente, tendo sido criada em 2020.

Economia da cultura

O projeto de gravação do álbum Mar Aberto foi viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no município de Brusque. Os recursos captados pelo projeto cultural permitiram o custeio da remuneração dos serviços oferecidos pelos profissionais envolvidos.

A captação de áudio, mixagem e masterização ficou a cargo de Douglas Fischer, do Estúdio Tobias Blues. A arte de capa foi desenvolvida especialmente para o álbum pelo artista brusquense Pepe Martinez. Já o design gráfico e caligrafia foram feitas pelo designer brusquense Oli Rodrigues.

A filmagem e edição do show ao vivo ficou a cargo de Douglas “Panda” Russi, da Kimarra. A prensagem do CD será feita pela empresa DISCPRESS. O quarteto da Claviceps Purpurea é formado por Luis Fernando Machado (guitarra e vocal), Felipe Zen (guitarra), André “Seco” Visconti (baixo) e Gustavo Gamba (bateria e backing-vocal).

Para Zane Marcos, Diretora Geral da Fundação Cultural, “é importante percebermos os recursos aplicados na cultura como um investimento em nossa economia pois para a realização deste projeto tivemos o envolvimento de mais do que dez profissionais prestadores de serviço. Além disso, é importante ressaltar que uma parte do recurso que circulou por estes profissionais retorna para o município por meio de impostos que novamente retorna por meio de investimentos num ciclo que só melhora a economia”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube