Banda Etílicos e Sedentos lança música sobre vida em Brusque; ouça a canção
Álbum Cronofobia relata vida de Chicão, personagem fictício criado no município
A banda brusquense Etílicos e Sedentos lançou uma música para contar sobre a vida em Brusque. Intitulada como “Bruxque”, a canção integra o álbum Cronofobia, que foi lançado em 28 de abril e traz a história de Chicão, um personagem fictício criado no município.
Em pouco mais de dois minutos, a banda traz diversas referências a bares, bairros e figuras importantes para a história do município.
O baterista Saulo Tavares Junior comenta que a banda sempre abordou temas regionais nas letras e que tem ao menos uma dezena de músicas falando da região. “Neste álbum decidimos mostrar um pouco da nossa cidade, que é a cidade do Chicão também, de forma leve e descontraída, pois falamos de algumas figuras e locais populares de Brusque”, comenta.
Segundo o integrante da Etílicos e Sedentos, a música tem gerado bons frutos, pois está alcançando uma parcela do município que ainda não tinha ouvido o som da banda. “O pessoal tem dado um retorno bem legal para banda, inclusive a música “Bruxque” já está bombando nas rádios da região e já foi incluída em mais de 50 playlists no Spotify”, avalia positivamente.
História baseada em fatos
O álbum Cronofobia conta a história do personagem fictício Francisco Xuaner, o Chicão, brusquense, adulto, classe média alta, estudado na teoria e desestruturado na prática. “A história dele foi baseada em fatos da minha vida, da vida dos meus amigos de banda e de outras pessoas que convivem no nosso meio”, diz o baterista.
Chicão tem uma mãe superprotetora e um pai ausente. Ele foi criado num ambiente que compreende Brusque, os costumes e o povo dos anos 1980 até 2022. A história do personagem é contada em primeira pessoa no álbum Cronofobia durante as dez músicas.
“Estávamos sem lançar um álbum completo desde 2015, pois a tendência do mercado nos dias de hoje é você lançar singles, as músicas avulsas, e assim fizemos até ano passado. Somos uma banda que gosta de lançar álbuns, então decidimos abraçar este projeto e ir contra a maré do mercado, e acho que foi uma decisão acertada, pois nosso público está curtindo muito este álbum”, comenta Junior.
Meses de produção
Cronofobia é o quinto álbum de estúdio da banda e é um trabalho conceitual. A temática principal é a passagem do tempo, desde o nascimento até a vida adulta, tendo Brusque como o ambiente da história. “Cronofobia é o medo, na maioria das vezes irracional, da passagem do tempo. O tempo está presente em todas as dez letras do álbum “Cronofobia”, através de lembranças, vivências, encantos e neuroses de um cara criado no interior de Santa Catarina”.
O álbum começou a ser produzido em novembro de 2021 e finalizado em abril de 2022. Foram quase seis meses entre compor, ensaiar, produzir e concluir o álbum que foi produzido por Davi Carturani, do Estúdio Pistache, e masterizado nos Estados Unidos por Fili Filizzola. “Entramos de corpo e alma neste projeto e estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado”.
Além de Junior, também integram a banda Cleber de Limas, no vocal, flauta doce,
escaleta, gaita de boca e guitarra; Lucas Fischer na guitarra; e André Gomes, no baixo.
O projeto recebeu o patrocínio da Prefeitura de Brusque através da Fundação Cultural de Brusque com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de 2021.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube