Bar e Cancha Venzon: conheça a história de um dos estabelecimentos mais populares de Brusque

Em atividade desde fevereiro de 1985, o local fica aberto todos os dias da semana

Bar e Cancha Venzon: conheça a história de um dos estabelecimentos mais populares de Brusque

Em atividade desde fevereiro de 1985, o local fica aberto todos os dias da semana

O Bar e Cancha Venzon, localizado na rua Maximiliano Furbringer, em Brusque, é um dos estabelecimentos mais emblemáticos da cidade. Aberto todos os dias desde fevereiro de 1985, o bar é ponto de parada diário para centenas de moradores e visitantes. 

Com duas canchas de bocha, a bebida gelada é apenas um dos atrativos do espaço. As quadras são disputadas e sempre revelam grandes talentos do esporte. Atualmente, cerca de dois torneios são realizados por mês. O local é repleto de histórias e encontros.

Otávio Timm/O Município

Negócio de família

Inaugurado há mais de 38 anos, o estabelecimento tem a alma do proprietário, Pedro Venzon, de 79 anos. Trabalhando diariamente no bar, Pedro é responsável por abrir e fechar as portas do estabelecimento.

“Abrimos pelas 9h e fechamos quando o pessoal quiser. Ainda tenho energia e tudo isso faz parte da minha vida. Aqui são feitos amigos, negócios e histórias. Clientes vêm e vão, sempre há renovação e essa é uma das partes mais divertidas de trabalhar aqui”, conta o fundador.

Otávio Timm/O Município

Claudemir Venzon, conhecido como Neném, é filho de Pedro e trabalha junto com o pai no bar. Além dele, a mãe, Maria Eliete Venzon (mulher de Pedro), trabalha na cozinha e também atende os clientes. Durante a noite, o filho de Neném também ajuda a família.

“Antes eu só ajudava o pai à noite, porém, devido à idade, agora trabalho com ele o dia inteiro. O ambiente é familiar e os clientes se sentem em casa por aqui. O bar está praticamente igual como era na abertura. Se mudarmos muita coisa, todos estranhariam. Quem vem aqui, se sente a vontade e acaba conhecendo cada metro do espaço”, conta Claudemir.

Otávio Timm/O Município

Bocha

Um dos maiores atrativos do bar são as duas canchas de bocha. Ambas ficam disponíveis para quem quiser jogar e não há cobrança para a prática do esporte. Segundo o fundador, as quadras possuem uma conexão com o bar.

“Não cobramos pela quadra, mas sim pela bebida. A maioria das partidas possuem uma cerveja como o prêmio. Logo, tudo se resume ao bar, é inevitável. E outra, estou sempre esperto durante as partidas. Quando uma termina, sempre vou lá arrumar a quadra para uma nova partida”, diz Pedro.

Otávio Timm/O Município
Otávio Timm/O Município

Geralmente ocorrem dois torneios por mês. Neste mês de março, por exemplo, haverá dois. Um deles, inclusive, conta com uma grande premiação para o primeiro lugar.

“Jogadores de diversas cidades aparecem aqui para competir nos torneios, alguns eventos são grandes (64 duplas). Muitos dizem que a bocha está sumindo, mas eu discordo. Aqui sempre há uma mistura dos mais experientes com os que estão começando a aprender. O bar possui essa energia, os clientes e jogadores sempre se renovam”, conta Neném.

Otávio Timm/O Município
Otávio Timm/O Município

Churrasco e dominó

Um ambiente que possui quadras de bocha e bebida gelada não poderia deixar de oferecer o bom e velho “churrasco de igreja”. A opção é servida normalmente na quinta-feira e sexta-feira. Para pedir, basta solicitar para um atendente. 

O prato vem completo: um pedaço de carne, cebola, pão e uma porção com polenta e batata frita. Há várias mesas no local e os clientes podem assistir a jogos de futebol que passam no telão enquanto degustam o prato.

O dominó também é uma opção além da bocha para os clientes. Todas as noites, é possível ver duplas jogando nas mesas da cancha. “Aqui é assim, os clientes sempre se tornam amigos. Reconhecemos e cumprimentamos todos, já faz parte da nossa rotina diária e não pretendemos parar. Aqui tem história e alma, não podemos parar”, conclui Pedro.

Otávio Timm/O Município

– Assista agora:
História do Santuário de Azambuja, em Brusque, está retratada em seus vitrais

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo