X
X

Buscar

Barateiro Futsal consegue suporte, mantém elenco e sofre menores impactos na pandemia

Equipe se preparava para uma nova temporada no momento em que atividades foram paralisadas; não há previsão de competições

O Barateiro/Havan/FME Brusque segue com atividades coletivas suspensas, assim como a maioria das equipes esportivas de Santa Catarina, e está realizando treinamentos à distância com seu elenco. Os preparadores físicos e a técnica passam as atividades via Whatsapp às jogadoras, que gravam os treinamentos e enviam os vídeos para correções. Apesar da pandemia, a equipe se mantém ativa, e não precisou dispensar ninguém.

A pandemia interrompeu a fase de preparação da equipe para a temporada. Foram realizados poucos treinos e apenas um amistoso. No começo de março, as jogadoras foram liberadas para ficarem nas suas respectivas casas. Nenhuma delas perdeu vínculo, e todas estão recebendo seus vencimentos.

“Não foi legal fazer isso, porque elas gostam de estar aqui, escolheram estar aqui. Mas foi necessário, pensando no bem de todos”, comenta a coordenadora Carolina Bezerra. Lives e videoaulas também são realizadas para complementar os treinamentos online, a única saída disponível no momento.

A equipe, assim como as outras do município, passou por uma reorganização financeira, mas ainda não houve conversas definitivas com Havan e O Barateiro, principais patrocinadores, sobre a situação. Até o momento, não houve reduções ou suspensões nos contratos. “Fizemos um novo planejamento, mas ainda conseguimos sobreviver, respirar, graças aos patrocinadores, que mesmo neste momento difícil seguraram nossa mão.”

Atualmente, o Barateiro Futsal aguarda atualizações dos decretos estaduais e municipais para voltar às atividades, com treinos sendo realizados costumeiramente na Arena Brusque e no Bandeirante. Não há datas previstas para competições da Federação Catarinense de Futsal, e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) ainda não confirmou as datas para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Na avaliação de Bezerra, a equipe vive uma situação confortável, apesar das indefinições de calendário e retorno das atividades.

“As atletas nunca deixaram de receber, e seguem estudando, isto é muito importante, estamos com as meninas com a gente pelo menos até dezembro, nos mantendo desta forma.”

Os núcleos de escolinhas de futsal feminino espalhados por Brusque seguem suspensos, e aguardam liberações, assim como outras atividades. Está nos planos a elaboração de uma escolinha online, para manter a ligação das crianças com o esporte e proporcionar atividades em casa. Por enquanto, não há previsão de lançamento

A Fundação Municipal de Esportes (FME), junto com Havan, HJ Tinturaria, Bompack, Unifebe e Sociedade Esportiva Bandeirante são os principais apoiadores e patrocinadores do Barateiro Futsal.