Barateiro Futsal prepara a equipe visando manter título em competição

Time intensifica treinos pensando na competição estadual que garante vaga para a Taça Brasil de futsal

Barateiro Futsal prepara a equipe visando manter título em competição

Time intensifica treinos pensando na competição estadual que garante vaga para a Taça Brasil de futsal

Elas treinam todos os dias com o objetivo de manter e melhorar os resultados conquistados no último ano. Sob os olhares atentos da diretora Daniela Civinski e as orientações do técnico Anderson Machado de Menezes, o Esquerda, as atletas do Barateiro Futsal/Bandeirante/FME, já se preparam para as primeiras disputas de 2013.

A primeira competição será a Taça Brasil de Futsal, com jogos entre 14 e 20 de abril, em Refice, Pernambuco. Além do torneio nacional, a equipe foca no Campeonato Estadual de Futsal Feminino, que garante vaga para a Taça Brasil. Atualmente, a equipe brusquense é a atual campeã do estadual nas categorias adulto e sub-20. Na categoria sub-17, o time terminou com o quarto lugar. A categoria adulto começa a ser disputada em 1º de maio.

Serão quatro equipes e as duas melhores passam para a final, definida em dois jogos. O sub-17 conta com a participação de dez equipes e será disputada entre 23 e 25 de maio, em Balneário Camboriú, e o returno em Brusque de 20 a 22 de junho. Entre os dias 10 e 14 de julho, cinco equipes disputam o sub-20 em Brusque.
Foco e treinamento
O perfil da equipe do Barateiro Futsal continua o mesmo do grupo que encerrou o ano. Agora, o que muda é a adição de reforços ao time e o novo cronograma de treinos que, segundo o técnico, serão intensificados. Amistosos também estão na programação. “Já foram disputados dois, um contra Blumenau há cerca de duas semanas, empatamos em 2 a 2. E no último sábado, 2 de março, fizemos outro contra a equipe masculina de Botuverá e empatamos de 5 a 5”, conta Esquerda.

Além do trabalho preparatório, os jogos em casa também devem favorecer a equipe. “Ano passado, tivemos que fazer muitas partidas fora, às vezes você deixa de treinar para viajar. Jogar em casa é sempre bom. O peso da torcida também nos ajuda”, declara o técnico. 

Baseada na campanha do último ano, Daniela prevê manter o desempenho na competição do estadual e espera que os reforços estimulem o rendimento da equipe. “Concorrência sempre é bom. Isso faz as atletas se empenhem e se motivem ainda mais. No sub-17 estamos caminhando um pouco mais devagar, mas estamos caminhando”, diz. Esquerda concorda que o grupo do sub-17 ainda precisa ser melhorado. “Nosso sub-17 ainda não está bem pronto, é a única categoria que estamos atrás de reforços. Pretendemos buscar algo a mais para não perder aquela hegemonia que conquistamos nas categorias de base”, conta.  
Liga Nacional em Brusque
No calendário de competições em casa, a diretoria do Barateiro Futsal comemora a disputa da primeira fase da Liga Nacional de Futsal Feminino em Brusque. “Conseguimos em parceria com a Fundação Municipal de Esportes uma proposta boa para trazer a primeira fase da Liga para a cidade. Acho que jogar com as melhores equipes do Brasil em casa não tem preço. Serão jogos muito disputados e jogar em casa sempre é bom”, conta. No ano passado, a equipe terminou com o vice-campeonato da competição quando empatou contra a equipe Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora nos dois jogos da final. O empate favorecia o adversário.


> Confira reportagem completa na edição desta quinta-feira, 7 de março, do jornal Município Dia a Dia.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo