Barateiro Havan Futsal estreia neste sábado em nova liga nacional

Equipe brusquense visita o Londrina na primeira rodada do Novo Futsal Feminino Brasil

Barateiro Havan Futsal estreia neste sábado em nova liga nacional

Equipe brusquense visita o Londrina na primeira rodada do Novo Futsal Feminino Brasil

O Barateiro Havan Futsal volta às quadras com seu time adulto às 16h deste sábado, 8, para a disputa do Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB), a nova liga nacional da modalidade. O adversário será o Londrina, no ginásio da Unopar. Depois de ter apenas três partidas em todo o ano de 2020, pelo Catarinense Sub-20, a equipe brusquense finalmente deverá voltar a ter um calendário cheio, com o retorno do time adulto depois de quatro anos.

O NFFB será disputado por 12 equipes de cinco estados e do Distrito Federal: Paraná (4), Santa Catarina (2), São Paulo (2), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Sergipe (1). Os times se enfrentam em turno único, e os oito melhores vão às quartas de final, com semifinais e final, todos em ida e volta.

A tabela é bastante espaçada, com intervalos de semanas entre rodadas, para preencher o calendário do ano todo. As 11 rodadas são distribuídas de 8 de maio até 25 de setembro. O término do campeonato está previsto para 4 de dezembro.

Na visão da técnica Rafaela Nicolete, distribuir os jogos ao longo do ano é bom para a competição e para as equipes. A treinadora também considera que desta forma é mais fácil planejar viagens e fazer adiamentos se necessário.

“São vários estados envolvidos, e as equipes têm outras competições em cada um deles. Assim como temos os Jasc, o Catarinense, os Joguinhos Abertos… Devemos sediar a Taça Brasil Sub-20 também… Então é para ter espaço para estas outras competições e para que estas meninas possam se manter na ativa durante o ano todo.”

Rafaela Nicolete estreia no comando do time adulto | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Barateiro Havan Futsal

Ela estreia de fato no time adulto como técnica da equipe. Ela já havia prestado assessoria ao Barateiro em 2019, em 2020 comandou a equipe Sub-20 no estadual. Ela se mostra empolgada pela estreia e pela perspectiva de um ano cheio de jogos.

“A gente fica muito feliz com esta competição, foi um presente, de ter calendário novamente, de poder jogar em alto nível, numa competição nacional, de jogar contra grandes equipes. Nosso elenco é bastante jovem e bastante promissor, com atletas que vão se desenvolver por todo o ano, que lá na frente devem integrar a seleção brasileira. Chegando tão perto agora, não dá nem para acreditar.”

Com um dos elencos mais jovens da competição, Rafaela explica que a equipe tem um estilo definido, que será adaptado conforme os adversários. “O Barateiro já tem um padrão de jogo, e claro, fica dentro da minha ideologia como treinadora. Temos um padrão de jogo, de trabalho. Durante a competição. dependendo do adversário, vamos nos moldando, mas é um jogo de marcação muito forte, transições fortes, ataques fazendo a bola andar, procurando opções de finalizações.”

Com carreira vitoriosa, Greice é uma das líderes do Barateiro | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Barateiro Havan Futsal

Referência

A fixa Greice Behm está ansiosa para voltar às quadras. Ela foi contratada para a temporada 2020, mas, com a pandemia, não pôde disputar nenhum jogo. Quando estrearia no Catarinense, houve casos de Covid-19 no elenco e a equipe desistiu de participar.

Experiente, a jogadora de 33 anos teve uma carreira com alguns hiatos, tanto por questões familiares quanto por lesões graves nos joelhos. Ela foi peça fundamental na ascensão e nas grandes conquistas do Leoas da Serra, de Lages (SC). Em 2020, ela jogou a Liga Nacional pelo Female, de Chapecó, por empréstimo.

“Esta pausa é difícil, mas é mundial. E eu estava 100%, treinando, indo à academia, treinos em casa. Parar por lesão a briga é mais com a mente, para aceitar a lesão. São sentimentos diferentes. A pandemia mexe também com o consciente por todos estarem no mesmo barco. Tinha que treinar em casa em havia dias que eu não aguentava mais, sem data para voltar.”, comenta.

A jogadora elogia a manutenção e a administração da equipe em meio à pandemia, e pede honra à camisa do Barateiro no NFFB por parte do elenco. Ela será uma liderança importante num elenco repleto de garotas. “Eu sou a chata, mas preciso ser a chata. Preciso chamar a responsabilidade. Preciso passar confiança para elas e que elas confiem em mim.”

“Vamos buscar o melhor do Barateiro. Almejamos um terceiro ou quarto lugar. Há grandes equipes, com investimento bastante grande. Mas na quadra são cinco contra cinco, a gente precisa jogar um jogo de cada vez, buscando este objetivo. Estamos preparadas e vamos dar nosso melhor.”

Os três primeiros jogos

08/05 – Londrina x Barateiro – 16h
22/05 – Barateiro x APCEF/ADEF (DF)- 11h
24/05 – Barateiro x Telêmaco Borba (PR) – 19h

Participantes

APCEF/ADEF (DF)
Barateiro
Barcelona (SE)
Cianorte (PR)
Female (Chapecó)
Instituto Lince (SP)
Leoas da Serra (Lages)
Londrina (PR)
São José (SP)
Stein Cascavel (PR)
Sumov (CE)
Telêmaco Borba (PR)

 

 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo