X
X

Buscar

Empresa suspende patrocínio ao Brusque; outras marcas se pronunciam sobre o caso de racismo

Barba de Respeito afirma que só retomará o acordo depois que o clube tomar providências com os responsáveis

A Barba de Respeito, a empresa mais recente a patrocinar o Brusque, informou a suspensão do patrocínio na noite desta segunda-feira, 30, após o caso de racismo durante Brusque 0x0 Londrina, jogo disputado no sábado, 28, e a nota do quadricolor publicada no dia seguinte.

A grife de cosméticos destacou que “não apoia de maneira nenhuma” o episódio e a “fatídica nota” publicada pelo clube. E afirma ainda que o acordo só voltará à normalidade quando houver um posicionamento considerado justo por parte do Brusque em relação aos responsáveis, tanto pela ofensa racista quanto pela primeira nota, publicada no domingo, 29.

Um dia depois de um dirigente ter gritado “vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha” durante a partida para ofender o meia Celsinho, do Londrina, o Brusque publicou uma nota oficial que foi repudiada nacionalmente. Entre outros detalhes, a nota insinuava oportunismo por parte do jogador; pôs em dúvida dois atos racistas comprovados e sofridos pelo jogador em julho; e não negava a ofensa racista relatada em súmula. O clube publicou um pedido de desculpas na segunda-feira, 30+.

A empresa brusquense estampava sua marca nas laterais das camisas de jogo do Brusque desde o final de junho. O acordo foi anunciado em 21 de junho nas redes sociais das duas partes.

Confira a nota da Barba de Respeito na íntegra:

“Como é de conhecimento de todos, a Barba de Respeito é uma das patrocinadoras do Brusque Futebol Clube. Por meio desta nota, a empresa vem a público informar que não apoia de maneira alguma o episódio de racismo ocorrido na última partida contra o jogador Celsinho, do Londrina, tampouco a fatídica nota publicada pelo clube.

Sempre pregamos que a palavra ‘Respeito’, estampada em nossa marca, tem um propósito único de promover igualdade. E acreditamos que não há qualquer espaço em nossa sociedade para atitudes irresponsáveis como essa. Esperamos que o responsável seja identificado e que providências sejam tomadas.

Enquanto não houver uma posição justa do time em relação aos responsáveis diretos pelas injúrias realizadas e o autor da nota inicial, informamos a suspensão do nosso patrocínio ao Brusque Futebol Clube.

Agradecemos a compreensão de todos.

BDR Group”

Outros patrocinadores do Brusque também se manifestaram sobre o caso, como a Embrast e a Unimed Brusque.

Nota da Embrast

“A Embrast vem a público manifestar em relação ao ocorrido durante o jogo realizado no último dia (28/08) entre Brusque FC e Londrina.

Cabe registrar que a Embrast não compactua com qualquer tipo de falta de respeito, discriminação ou violação de direitos. O ocorrido será devidamente apurado e a Embrast tomará as medidas cabíveis.

Nós, da Embrast, acreditamos que o esporte é uma junção de fraternidade e respeito mutuo, tanto por parte do torcedor quanto dos jogadores, acreditamos em uma sociedade igualitária, e nunca deixaremos de combater ações que violem nossos princípios e valores.”

Nota da Unimed Brusque

“A Unimed Brusque Cooperativa de Trabalho Médico informa ao seu público que patrocina a instituição Brusque Futebol Clube há vários anos e sempre primou pelo apoio ao esporte como forma de desenvolvimento social.

Em relação aos acontecimentos envolvendo acusações de racismo durante a partida de futebol ocorrida no último dia 28 de agosto, esta instituição vem acompanhando os fatos, na certeza de que eventuais infratores serão responsabilizados na forma da lei.

A Unimed Brusque possui dentre seus valores institucionais a ética, respeito e a transparência como essenciais para a construção de uma empresa sólida e de uma comunidade responsável. Estes valores são os pilares que norteiam nossas condutas e são disseminados nas práticas organizacionais da cooperativa.

A Unimed Brusque continuará acompanhando os fatos envolvendo o tema, mantendo-se confiante na disseminação da diversidade como instrumento de promoção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube